Conecte-se agora

“É impossível tratar a história do parlamento acreano se não for de forma suprapartidária”, diz Jorge Viana no lançamento de sua revista que homenageia Nabor Júnior, do PMDB

Publicado

em

JORGE_02

A revista o Acre no Senado lançada na manhã desta segunda-feira, 25, na Biblioteca da Floresta, em Rio Branco, pelo gabinete do senador Jorge Viana (PT) conta em 110 páginas um pouco da história do parlamento acreano desde a década de 1930 aos dias atuais.

A publicação começa com uma apresentação do senador petista e em seguida abre um espaço de quatro páginas para o ex-governador e ex-senador peemedebista Nabor Junior, político acreano com 40 anos de experiência na vida pública.

Ao falar sobre a colaboração de Nabor, Viana disse que é impossível tratar a história do parlamento acreano se não for de forma suprapartidária. O comentário do petista foi feito lembrando o atual contexto de extremos entre oposição e governo na disputa pelo poder central.

JORGE_05
“A gente começa com uma entrevista longa do senador Nabor Junior porque se a gente quiser contar a história do Acre no parlamento tem que ser suprapartidário. Eu resolvi homenagear o senador Nabor Junior que tem 40 anos de vida pública, é do PMDB.”

É a quarta edição da revista. O trabalho foi feito pela equipe de Jorge Viana que tem como integrante o historiador Marcos Vinicius, importante colaborador na apuração histórica. A impressão é da gráfica do Senado, mas o trabalho de editoração foi feita por uma empresa do Acre.

“Eu acho que todos nós que ocupamos cargos públicos temos que prestar contas do que fazemos, a atuação, a agenda toda. E eu acho até que essa edição tá bem melhor que as outras.”

JORGE_04
A revista seria lançada há 15 dias, porém houve uma prorrogação por causa da morte do padre Paolino Baldassari, que passou a ter sua biografia e vida missionária registradas nas páginas da revista.

“A gente tava fazendo e eu tive que tirar da gráfica para fazer uma homenagem ao padre Paolino por causa da morte dele. Quando ele morreu eu pedi para que parasse tudo e a gente fez uma homenagem ao padre Paolino que é um missionário fantástico.”

A solenidade de lançamento contou com a presença de familiares do senador Jorge Viana: seu pai Wildy Viana, o governador Sebastião Viana (irmão) e o sobrinho Tiago Viana. Os jornalistas Elson Martins e Silvio Martinello também estavam presentes, além do prefeito Marcus Viana.

JORGE_03

 

Anúncios

Destaque 5

Prefeito Vagner Sales entrega a 21ª quadra de esportes construída em sua gestão em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Quadra_03

Com a meta de levar esporte e lazer para todas as comunidades, o prefeito Vagner Sales (PMDB) inaugurou a 21a quadra de esporte construída em sua gestão à frente de prefeitura de Cruzeiro do Sul. A comunidade beneficiada é a Boca da Alemanha, na área urbana do município. O investimento é proveniente de emenda parlamentar do Senador Sérgio Petecão (PSD), no valor aproximado de R$ 340 mil.

Como parte da programação, o Departamento de Esportes da Prefeitura promoveu um torneio de futsal com equipes da própria comunidade, incluindo premiações aos primeiros colocados. Acompanhado da Deputada Federal Jessica Sales, dos subprefeitos, secretários municipais e vereadores, o Prefeito prestou contas a população de mais um compromisso assumido e cumprido.

Investimentos como esse, contribuem na implementação de políticas que visam o acesso ao esporte, ampliando os direitos dos desportistas, através da realização das mais diversas atividades, com destaque para campeonatos, jogos escolares, dentre outras modalidades que poderão ser realizados no novo espaço colocado a disposição da comunidade.

Quadra_02

Segundo a Deputada Federal Jéssica Sales todos esses investimentos são fruto de uma administração comprometida com a sociedade: “Investimentos como esse que a Prefeitura está entregando hoje só mostra o nível de comprometimento que o gestor público deve tem com a sua cidade. Os números mostram que já são d mais de 16 milhões só área de esporte em Cruzeiro do Sul. Isso demonstra o compromisso que o prefeito Vagner Sales tem com a população jovem, se ela está inserida no nosso projeto social. Isso nos motiva a continuar buscando garantir mais recursos para o município”, destacou a Deputada.

Desde que assumiu a gestão o Prefeito Vagner Sales tem investido maciçamente na construção de praças de esportes. Segundo ele esta é uma forma de proporcionar lazer e entretenimento principalmente para a juventude. Ao assumir a atual gestão, Cruzeiro do Sul tinha apenas duas quadras de esportes. Essa vem mudando, com a construção destas quadras, garantindo novos espaços para o esporte e o lazer, tanto na área urbana quanto na aérea rural. Na atual administração já foram construídas vinte e uma. Para Sales investir no esporte é investir na saúde da população.

“Eu fico muito feliz em estarmos entregando mais essa quadra pra nossa comunidade. Quando a gente investe em esporte nós estamos investindo em saúde, investindo na juventude de Cruzeiro do Sul. Nesses dois mandatos já entregamos vinte e uma quadras e ainda temos seis em execução para entregarmos até o final do mandato. Serão vinte e sete no final. Nessa nossa gestão temos buscado garantir o espaço, principalmente aos nossos jovens que não tinham um espaço adequado para praticar o esporte. A ente cria um espaço que contribui para tirar juventude das ruas, pras escolas que não tem onde praticar suas atividades. Pra nós, enquanto gestor, tudo isso é motivo de alegria”, finalizou o prefeito.

 

 

 

 

 

 

 

Continuar lendo

Acre

Grupo Farias está há nove meses sem pagar fornecedores de Capixaba, denucia deputado do PT

Publicado

em

O líder do PT na Assembleia Legislativa, o deputado Lourival Marques, denunciou na manhã desta quarta-feira (11), que o Grupo Farias, empresa nordestina que assumiu a usina Álcool Verde, antiga Alcobras, no município de Capixaba, estaria há nove meses sem pagar fornecedores no interior do Acre.

fotos_00_agosto_2010_gov_binho_marques_alcool_verde_foto_gleilson_miranda_15

Em 2010, quando o Grupo Farias chegou ao Acre, o então governador Binho Marques (PT) chegou a classificar o empreendimento que passou 20 anos sem produzir uma única gota de combustível, mesmo recebendo total apoio da administração estadual, como “símbolo do desenvolvimento do Estado”.

“Este Grupo Farias está deixando um dívida que vai do borracheiro ao pecuarista, do dono de hotel ao dono de restaurante, fazendo com que a economia de Capixaba seja prejudicada, uma empresa que teve total apoio do governo e dos produtores que acreditaram no cultivo da cana”, diz Marques.

O petista afirma que “os empreendedores daquele município estão há nove meses sem receber da empresa privada”. Lourival Marque finalizou o discurso falando das dificuldades que o seu partido estaria vivenciando em nível nacional e afirmando que o governo do Acre mantém os investimentos.

Continuar lendo

Destaque 5

Vagner Sales entrega barco para escoar produção da comunidade ribeirinha Cícero, no Rio Paraná dos Mouras

Publicado

em

BARCO_03

O prefeito Vagner Sales (PMDB) entregou no último final de semana, mais um barco dos 10 novos licitados pela prefeitura de Cruzeiro do Sul para escoar a produção das comunidades ribeirinhas do municípios de Cruzeiro do Sul. A comunidades Cícero, do Rio Paraná dos Mouras recebeu a embarcação com capacidade de 10 toneladas. A frota que percorre os rios do Vale do Juruá aumentará de 18 para 28 barcos, com capacidade entre 6 e 10 toneladas.

O investimento nos 10 novos barcos é de R$ 350 mil, recursos de emendas extraorçamentárias da deputada federal Jéssica Sales (PMDB). “As embarcações vão dinamizar ainda mais o escoamento da produção ribeirinha nas comunidades dos Rios Juruá, Juruá Mirim, Valparaiso e Liberdade. Em média serão mais trinta comunidades alcançadas pela frota de barcos. A prefeitura dará o suporte ao escoamento da produção ribeirinha”, enfatiza Vagner Sales.

“Acompanhados da ex-deputada estadual Antonia Sales (PMDB) e de secretários municipais, o prefeito participou da cerimônia de entrega da embarcação. “Esse barco chegou como uma benção porque a gente que vive aqui no Apuí sabe da dificuldade que tem de levar nosso produtos. Já teve tempo de perder a produção por não ter como levar. Mas agora a esperança da gente se renova e a chance de melhorar a renda também”, diz o agricultor Antônia Oliveira, de 50 anos.

BARCO_02
Vagner Sales também debateu futuros investimentos na comunidade. “Muita gente não sabe se aqui pertence a Cruzeiro do Sul ou a Rodrigues Alves. Isso fez com que muitos gestores a deixassem de lado. Eu sou o primeiro gestor a vir com a equipa da prefeitura na comunidade. A partir de agora vamos trazer mais investimentos. Iniciamos com o barco e implantaremos um sistema de abastecimento de água e uma unidade básica de saúde”, ressalta o peemedebista.

Para Sales, prefeitura deve estar atenta ao clamor da população. “Um bom prefeito tem que melhorar a vida de todos, independentemente de onde vivam. Cada vez que faço visitas às comunidades ribeirinhas percebo a importância de levar a garantia dos serviços ao povo sofrido do interior. É o nosso dever como gestor, ter uma visão de sensibilidade com os mais humildes, principalmente os que vivem às margens dos rios e igarapés”, afirma o gestor municipal.

 

 

 

 

Continuar lendo

Destaque 5

“Se eu fosse o julgador iria pelo impeachment”, diz desembargador aposentado Arquilau de Castro Melo

Publicado

em

O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Acre, Arquilau de Castro Melo, vê legitimidade no pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff e diz que se dependesse dele a petista seria afastada do cargo. “Eu se fosse o julgador ou o político eu iria pelo impeachment”, comenta.

2012_junho_Secom_ACREAP120518168

(Foto: Angela Peres/Secom)

Arquilau Melo acrescenta que há elementos suficientes tanto no campo jurídico quanto no político para que a presidente se torne impedida de continuar no comando do Planalto.

“Eu acho que é legitimo o impeachment dela (Dilma). O conjunto da obra que ela fez, do partido que se submeteu a corrupção desenfreada. Pedalada é uma coisa grave também. A Lei de Responsabilidade Fiscal veio pra salvar o Brasil. Se daqui pra frente todo gestor que desrespeitar a lei a gente colocar fora tá ótimo.”

O desembargador aposentado lembra que o processo que tramita na Câmara contra a presidente tem reforço na insatisfação gerada pelo governo Dilma, que alcança altos índices negativos de popularidade. O crime de responsabilidade fiscal seria apenas o pano de fundo, salienta.

“A Dilma está sendo julgada pelo desastre que ela é na política. Não é só pedalada. Pedalada é o pano de fundo. Ela tá sendo julgada pela incompetência, por aquilo que ela não soube trabalhar, que ela não soube fazer politicamente. A população quer a saída porque está sendo estrangulada a economia, as pessoas sendo rebaixadas em seu padrão de vida, alguma conquista conseguida está sendo levada de água abaixo. O povo não preocupado com essa questão técnica, se é ou não legitimo. A gente tá num campo nebuloso. E isso aí tá sendo julgado, o povo tá julgando”, conclui.

Mais juristas pelo impeachment

Para o advogado Sanderson Moura, o impeachment da presidente Dilma Rousseff é a garantia de que o Brasil sairá da estagnação econômica atual.

“O impeachment é uma necessidade do Brasil para o Brasil prosperar, pra economia do Brasil melhorar. A economia tá travada. Há uma necessidade do Brasil de tirar esse partido, o PT do poder. Eu acredito que no domingo isso será possível. O impeachment tem bases jurídicas e, além disso, tem base política e base popular.”

Valdir Perazzo, jurista que vem participando ativamente das manifestações a favor do impedimento da presidente, lembra que argumentar que impeachment é um golpe significa antecipação de juízo.

“Dizer que há golpe antes mesmo de que o processo chegue ao juízo natural parece um tanto quando fora de tempo. A presidente Dilma ainda não tá sendo julgada pelo seu juiz natural. O que estava havendo tão somente é juízo de se admite ou não a denúncia contra ela. Falar em golpe agora quando sequer o processo chegou ao juízo natural, que seria Senado Federal, eu acho um tanto quanto deslocado.”

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas