Instituição é a primeira do Estado a utilizar metodologia ativa
A pós-doutora em morfologia e professora de Medicina da Uninorte, Carolina Pontes Soares, é uma das poucas profissionais do Brasil que utiliza a metodologia ativa na área da Saúde. “Utilizo a metodologia ativa há dois anos, mas trabalho com morfologia desde meu mestrado em 2009”. A professora explica que em suas aulas o acadêmico é incentivado a refletir sobre o aprendizado que está obtendo, ajudando na construção do processo, onde o professor não é mais o centro, mas sim o próprio aluno, tendo a oportunidade de vivenciar formas dinâmicas de aprendizado. “O uso da metodologia ativa em sala de aula implica em diferentes estratégias de aprendizagem. Em algumas aulas posso utilizar projeção, desenho sobre a pele ou mesmo massinhas de modelar, onde os alunos constroem os órgãos para entender seu funcionamento. O importante é que o aluno compreenda o que está sendo feito e seja capaz de raciocinar a partir do que está fazendo”, explica a professora.
A metodologia ativa é definida como uma concepção educativa que estimula a crítica e reflexão no processo de ensino e aprendizagem, onde o educador participa ativamente do processo. De acordo com o acadêmico do 2º período de Medicina, Tadeu Magalhães Souza, que já viu a metodologia ativa sendo aplicada em outro Estado, o desenvolvimento das aulas se torna muito melhor. “Esta metodologia faz a gente passar de espectador, como na metodologia tradicional, para protagonista. A própria tutoria que temos aqui na Uninorte é uma forma de método ativo, pois o professor orienta os alunos, mas quem vai nortear é o aluno”, disse o acadêmico.
A professora Carolina Pontes explica ainda que a Uninorte é aberta a novidades que se mostrem positiva e proporcionem ganho no aprendizado, e isso coloca a instituição à frente de seu tempo, já que utilizar práticas diferentes do método tradicional ainda é tabu, e mesmo no Brasil são poucas as instituições que de fato utilizam a metodologia ativa. “Tenho recebido muito apoio da direção da Uninorte. Os alunos tem se mostrado maravilhados com os processos, e os professores da instituição mostram-se cada vez mais interessados na novidade e nas possibilidades, mesmo em outras áreas e disciplinas”, explica.
Segundo o escritor José Manoel Moran, professor de novas tecnologias do curso de Tv da USP, com a metodologia ativa de aprendizagem, o aluno vivencia de forma antecipada, ou seja, durante a graduação, problemas e situações reais, os mesmos que eles vivenciarão depois na vida profissional. As principais metodologias ativas utilizadas atualmente são a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL, da sigla em inglês); a Metodologia da Problematização (MP); e a Aprendizagem Baseada em Projetos. Assim, a Uninorte segue inovando para que seus acadêmicos possam desenvolver habilidades criativas dentro das disciplinas apreendidas.
Um acidente de trânsito que aconteceu nesta terça-feira, 26, em Guajará, no Amazonas, próximo a…
O clima de festa e solidariedade no jogo beneficente “MC Daniel, Marcão e Amigos Contra…
O estádio do Arena da Floresta, em Rio Branco, voltou a ser palco especial na…
O clima de solidariedade e celebração marcou o encerramento do jogo beneficente “MC Daniel, Marcão…
O governo do Estado do Acre, com aval do governador Gladson Cameli (PP), anunciou nesta…
O governador Gladson Cameli (PP) assinou nesta terça-feira (25) uma ordem de serviço no valor…