Menu

Josa volta a ser favorito de Sebastião Viana para Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Peças mudam na regra da eleição no Juruá
O deputado Josa da Farmácia (PTN) voltou ao jogo para a escolha do candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, depois de uma conversa que o governador Tião Viana teve no último sábado com as lideranças do município, entre elas, o grupo do deputado federal César Messias (PSB). Tião ouviu muitas ponderações na cidade de que o contador Romulo Grandidier, que chegou ser cotado, teria chance zero contra os candidatos a prefeito pela oposição. Tião saiu de Cruzeiro com uma chapa na cabeça: Josa da Farmácia (PTN) para prefeito e Romulo Grandidier de vice, o que uniria o político ao técnico. Se não acontecer uma nova reviravolta pode ser esta a chapa.


O que Tião Viana decidir
O deputado Josa da Farmácia (PTN) disse à coluna que o que o governador Tião Viana decidir sobre a eleição para a prefeitura de Cruzeiro do Sul acatará. “Serei o candidato a prefeito se ele quiser”, enfatizou. Acha que com a FPA unida disputará a eleição sem medo da oposição.


O PT
O ex-prefeito Itamar de Sá (PT) defendia a candidatura de Romulo Grandidier na cabeça de chapa. O deputado Jonas Lima (PT) fez a defesa do Josa da Farmácia (PTN). O vereador Neto (PT) tinha restrições a Grandidier e defendia a participação do PT na cabeça da chapa.


Eleição difícil
Conversei com as mais diversas correntes políticas de Cruzeiro do Sul sobre a disputa da prefeitura. Basicamente, ouvi o seguinte: com qualquer nome será difícil bater os candidatos Iderley Cordeiro (PMDB) e Henrique Afonso (PSDB). E que depois do deputado federal César Messias (PSB), o nome mais forte da FPA era o do deputado Josa da Farmácia (PTN).


PT segue
O PT de Cruzeiro do Sul pode reclamar de não ter um nome na chapa majoritária para a prefeitura, mas não acredito em rebelião, porque nenhum deles contesta a liderança do governador Tião Viana. E também por estarem em cargos de confiança do governo.


Ele não é doido?
Perguntei a uma figura importante do governo se acreditava que o ex-prefeito Nilson Areal se filiaria ao PR e deixaria a base do governo. Resposta: “é esperto, mas não é bobo“. E nada mais disse e nem lhe foi perguntado.


Falta simpatia
O candidato a prefeito de Mâncio Lima pelo PT, Isac Lima, é um nome muito forte devido a força da família Lima no município. Mas poderia ajudar mais se não fosse tão fechado e tivesse uma pitada de simpatia.


Candidatura descartada
O senador Sérgio Petecão (PSD) joga todas as suas fichas na candidatura de Angela  Elosman (PSD)  à prefeita de Mâncio Lima. Vem a ser a mulher do ex-prefeito Luiz Elosman. Perguntei ao Helosman sobre a possibilidade. Respondeu que nenhuma, por ser aliado do Tião Viana.


Candidata muito forte
Angela sempre foi o braço direito das campanhas do marido Luiz Helosman. Seria uma candidata à prefeita altamente competitiva. Mas, o Petecão tem que procurar outro nome.


Decepcionada com a política
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), me garantiu que a sua filha, a deputada federal Jéssica Sales (PMDB), embora cumpra um bom mandato, não disputará a reeleição. Jéssica, segundo o pai, ficou decepcionada com as sujeiras da política, em Brasília.


O bicho não é tão feio
O radialista Nonato Costa, que trabalha para ser candidato a prefeito de Porto Walter, diz que o prefeito Zezinho Barbary (PMDB) não faz uma gestão acima da média como se tem dito. “A questão é que sucedeu o péssimo prefeito Neuzari Pinheiro, e o pouco que fez apareceu”, cita.


Querido no Juruá
Quem acompanha o Tião Viana em suas andanças em Cruzeiro do Sul nota que continua querido, o que é sentido pelas manifestações onde passa. Não é um prestígio do PT, seu partido, que anda em baixa popular, é um prestígio pessoal, a impopularidade do PT não colou na sua imagem.


Faltou solidariedade
O deputado Jonas Lima (PT) reclama da falta de reciprocidade política do ex-prefeito de Mâncio Lima, Luiz Elosman, com a sua família, que o apoiou na sua campanha. Jonas esperava que Elosman apoiasse agora, o seu irmão Isac Lima (PT), candidato a prefeito do município.


Não caiu bem
Com quem conversei sobre a possibilidade do contador Romulo Grandidier ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul foi unânime sobre a sua chance de vitória: “é um bom rapaz, mas não ganha a eleição, no máximo seria um quadro a se preparar para o futuro”.


Candidatura irremovível
O deputado Jesus Sérgio (PDT) nega qualquer possibilidade da retirada da candidatura do seu tio Chico Batista (PDT) a prefeito de Tarauacá, para beneficiar o prefeito Rodrigo Damasceno (PT). Está convicto que Batista vai vencer a eleição.


Zequinha lima
Sobre o ex-PCdoB Zequinha Lima, hoje no PP, e vice de Iderley  Cordeiro (PMDB), o que mais escutei é ser um nome inatacável em todos os sentidos, mas nunca foi bom de votos. Ou seja, o seu caráter é mil vezes maior que os seus votos.


Outro comentário
Dentro da FPA de Cruzeiro do Sul é comum se escutar: se o candidato da FPA quiser bater os candidatos da oposição tem que colocar uma boa diferença na cidade, porque na zona rural o prefeito Vagner Sales reina, fato já registrado nas duas últimas eleições para prefeito.


Comendo e chorando
O PCdoB foi massacrado nas urnas na última eleição. Mas, depois do PT é o partido que tem mais cargos no governo e na prefeitura da Capital.  São fatias muito acima do seu atual capital político. Os demais partidos da aliança uma mixaria, migalhas. Ainda assim o deputado Jenilson Lopes (PCdoB) insiste no partido continuar abocanhando a vaga de vice do prefeito Marcus Alexandre. Se é para ter uma dobradinha eterna e privilegiada na PMRB entre PT e PCdoB, não justifica a aliança partidária da FPA, bastaria disputarem a eleição sem a coligação da FPA. Uma observação óbvia. Ou não, deputado Jenilson?.


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.