Categories: Blog do Crica Destaque 3 Notícias Política

A ponta do iceberg da Lava-Jato apareceu e terá reflexos no Acre

Published by
Da redação ac24horas

Iderley cordeiro é o candidato
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), negou ontem à coluna boato circulante que colocará o professor Zequinha Lima (PP) no lugar do ex-deputado federal Iderley Cordeiro (PMDB) na cabeça da chapa que disputará a prefeitura do município. “Zequinha é um grande nome. Mas tenho compromisso com o Iderley e vou até o fim”, completou Vagner. Iderley (foto) já foi bem votado para deputado federal dentro do município, com o apoio da máquina da prefeitura, a tendência é que se torne um candidato altamente competitivo.


Alternativa de poder
A ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR) situa o seu novo partido como de “centro”, sem compromisso com a oposição e nem com a FPA, mas ressalvou que o PR terá um peso decisivo nas campanhas para a prefeitura da Capital e da maioria dos municípios do interior.


Mágoa com o PSDB
A ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR) não esconde a mágoa que tem de algumas lideranças da oposição, que sempre a boicotaram, e principalmente com o PSDB. Na campanha passada teve que descer do palanque onde estava o candidato Aécio Neves, depois de uma confusão.


O tempo é o adversário
Acho em cima da hora que, no ano eleitoral, o PR consiga ser um partido com uma representação forte na Capital, a ponto de influir no resultado eleitoral deste ano. O seu principal problema é correr contra o tempo para organizar uma boa chapa de vereadores.


Destaque negativo
Se existe algum destaque no fato do senador Sérgio Petecão (PSD) aparecer entre os cinco senadores mais “gastadores” da verba do Senado, é um destaque negativo, nada a enaltecer.


A coluna antecipou
O prefeito de Assis Brasil, Betinho, como a coluna antecipou, refugou e não se filiou ao PR, inclusive, rejeitando a oferta de integrar a executiva regional do partido. Ficará no PSDB.


Rodada no interior
O secretário Nepomuceno Carioca, um dos principais articuladores políticos do PT deverá visitar todos os municípios para sentir o clima político sobre as candidaturas a prefeito, não só do PT, mas também da FPA. Terá problemas para achar um bom nome em Cruzeiro do Sul.


Entrou na roda
Não dá mais para o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) ficar apontando o dedo para casos de corrupção no PT, porque o presidente nacional do seu partido, senador Aécio Neves (PSDB), entrou na roda das delações premiadas, como beneficiário na Lava-Jato.


Ponta do iceberg
O que apareceu até agora na Lava-Jato é a ponta do iceberg, ainda ouviremos falar muito a respeito ao longo deste ano, inclusive, com possíveis reflexos no Acre. É questão de tempo.


Carta-branca
O presidente do PHS, Manoel Roque, deu carta- branca ao ex-deputado Astério Moreira para montar os diretórios municipais de Epitaciolândia e Brasiléia e formar chapa de vereadores.


Prefeitos do peito
O senador Jorge Viana (PT) não esconde a sua simpatia por três prefeitos do interior: Mano Rufino (Sena Madureira), Merla Albuquerque (Feijó) e Rodrigo Damasceno (PT). Se depender de sua opinião e incentivo, os três disputarão a reeleição.


Não terá facilidades
Só que em relação aos prefeitos Mano Rufino (PSB) e Merla Albuquerque (PT) o senador Jorge Viana (PT) tem que combinar antes com os eleitores, ambos estão bem na gestão, mas mal na fita quando se trata de popularidade. É pelo menos o que as pesquisas apontam.


Filho pródigo
Quem está voltando para assumir as finanças da prefeitura de Epitaciolândia, após uma conversa franca com o prefeito André Hassem, é o ex-secretário Tadeu Hassem, uma expert em gestão pública.


Negócio vergonhoso
Não sei de quem é a responsabilidades, da prefeitura de Brasiléia. Da prefeitura de Epitaciolândia, do DERACRE, DNIT, o certo é que é vergonhoso o vão da ponte de Brasiléia, com poucos metros de extensão, estar todo tomado pela buraqueira.


Foi para as calendas
Quando começou a discussão de candidatura única na oposição para a disputa da PMRB, disse que era tudo mero jogo de cena. Pois bem, aí está a oposição com cinco candidatos declarados a prefeito de Rio Branco. Por um lado é bom, oxigena e pluraliza o debate político.


Conversa de orelha
O ex-prefeito Nilson Areal (PSL) tem conversado muito com lideranças da oposição. Já se reuniu com o senador Gladson Cameli (PP) e mais vezes com o candidato a prefeito de Sena Madureira pelo PMDB, o ex-deputado Mazinho Serafim.


Não perdoa
O ex-prefeito Nilson Areal (PSL) não perdoa o prefeito Mano Rufino (PSB), de quem foi um dos principais cabos eleitorais, por após ter sido eleito ter lhe dado um belo chute no traseiro. E chute com coturno de soldado.


PMDB na parede
A aliança do PSD com o PMDB para a eleição municipal está praticamente acertada, com o PSD indicando o vice da chapa da deputada Eliane Sinhasique (PMDB), que caminha para ser Marfisa Petecão (PSD).


Pela primeira vez
Poderemos ter pela primeira vez na história das eleições para a prefeitura de Rio Branco, duas mulheres na chapa: Eliane Sinhasique para prefeita e Marfisa Galvão de vice.


Aliança em discussão
Outra aliança que poderá acontecer na oposição é envolvendo o PSDC-PSOL-SOLIDARIEDADE, que se uniriam em torno da candidatura do deputado Eber Machado (PSD) para a prefeitura da capital.


Campanha solo
No PSDB saiu vencedora a corrente do presidente Werles Rocha de ter uma candidatura própria à PMRB e tudo caminha para Francineudo Costa (PSDB) ser a cabeça da chapa. O ex-presidente Márcio Bittar (PSDB) defendia uma aliança dos tucanos com o PMDB.


Com o diabo gosta
Chega foto mostrando a BR-364 quase apartando no trecho entre Sena Madureira e Manuel Urbano. Com a chegada do rigor do inverno a tendência é a estrada fechar em alguns pontos.


Fica desmoralizado
O PDT já é visto com desdém pelas principais lideranças do PT, que não confiam no presidente Luiz Tchê, mas, mais uma vez devem bater de frente, porque a candidatura do vereador Batista (PDT) não será retirada para beneficiar o candidato do PT, prefeito Rodrigo Damasceno.


Não está errado
E neste ponto o presidente Luiz Tchê (PDT) não está errado, partido que não mostra a cara nas eleições a tendência é ser esquecido pelo eleitorado.


Acordo fechado
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, foi para o PR com uma condicionante de futuro: ser o candidato preferencial a deputado estadual da presidente Antonia Lúcia (PR), que disputará uma vaga na Câmara Federal.


Fim do PP
Ninguém conhece mais o PP do que o ex-presidente Pedro Corrêa, que mandou na sigla por longos anos. Ao resolver fazer delação premiada pode deixar a maioria dos políticos do seu partido na lama. Só de investigados do PP na Lava-Jato são trinta parlamentares.


Um estudo que desmonta
O senador Jorge Viana (PT), os deputados federais Raimundo Angelim (PT), Léo Brito (PT) e Sibá Machado (PT), que fizeram uma defesa emocional da não mudança da idade penal, deveriam ler o artigo da VEJA desta semana, com um estudo que mostra que 68% dos menores que cometem crimes e ficam regidos pelo Estatuto do Menor voltaram à prática criminosa enquanto menores eles permaneceram. Até agora os dados oficiais apontavam para 15% de reincidência. O título da matéria diz tudo: “Para eles, compensou”. O menor hoje sabe que tanto faz fazer um furto ou um latrocínio que não vai demorar muito para estar livre e apto a novas rodadas de crimes. Não se deve legislar com emoção, mas com a realidade das ruas.


 


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Petecão destina R$ 1 milhão para custeio de ações da Assistência Social de Brasiléia

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) anunciou, o empenho de recursos federais no valor de R$…

29/04/2024

Neri joga água na farofa de Bocalom e PSDB quer Vanda como vice

O CENÁRIO político da sucessão municipal que estava um marasmo, pegou fogo com uma entrevista…

29/04/2024

Gladson Cameli firma ordem de serviço para construção da unidade de Defensoria Pública

O governador Gladson Cameli esteve presente nesta segunda-feira, 29, na cerimônia de assinatura da ordem…

29/04/2024

Para PP não ser vice de Bocalom, Socorro Neri põe seu nome para concorrer à prefeitura

A possibilidade do Progressistas, com o secretário de governo, Alysson Bestene, abdicar da candidatura majoritária…

29/04/2024

São Paulo e Palmeiras empatam em jogo com ‘abraço da paz’ e disputas duras

São Paulo e Palmeiras empataram por 0 a 0 na noite desta segunda-feira (29), no…

29/04/2024

Web critica sertanejos como Luan Santana, Chitãozinho & Xororó e mais no Rock in Rio 2024

Pela primeira vez, o Rock in Rio contará com um dia de festival dedicado a…

29/04/2024