Menu

Pesquisar
Close this search box.

Polêmica do não reajuste do governador causa muito barulho

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Tião Viana (PT) não vai aumentar o seu salário e nem da sua equipe. A notícia publicada pelo AC24horas se baseava em leis de equiparação salarial com o Judiciário e pelo que entendi desse imbróglio todo o governador poderia aumentar o salário legalmente se após o recesso parlamentar o Congresso aprovar o reajuste dos ministros e desembargadores. Se não ia e nem vai aumentar salário nenhum não é preciso uma “guerra”. Ameaçar com processos e outras retaliações não me parece conveniente num momento delicado como esse que vivemos no Acre e no Brasil. Ainda mais jornalistas que conhecem a situação de colegas de profissão se arvorarem em “vinganças” antes mesmo de pedir o natural direito de resposta. Melhor debater com a verdade do que ameaçar ou retaliar.


Erros acontecem

Anúncios


Se a informação foi interpretada erradamente tem que ser corrigida. Mas quem não erra? O ruim é esse clima bélico que se estabeleceu no Acre. Acho que o melhor caminho para todos os lados é procurar o debate e o entendimento.


O caminho do diálogo


Qualquer informação pode ser lida por vários ângulos. A porta do diálogo precisa estar aberta se todos desejarem paz no Estado. Mesmo porque sem paz fica difícil imaginar o desenvolvimento social. Porque guerra tenho a certeza que não interessa a ninguém. Não existe vencedores em “guerras”, só perdedores. Como dizia Mahatma Gandhi: “Olho por olho e dente por dente e viveremos numa terra de cegos e banguelas”.


Aproveitando a ocasião


Já que não vai ter aumento de salários, o Governo do Acre deveria aproveitar e fazer uma reforma administrativa. Não só parar com as nomeações como cortar os excessos e assim economizar em vários setores para melhorar os serviços essenciais. Se o Governo der o bom exemplo de contenção, nesse momento, sairá bem perante a opinião pública. É o famoso cortar na própria pele.


Filosofia chinesa 


Encontrei esse escrito num recanto nas montanhas da Mantiqueira. O autor é um sábio chinês do Século IV AC.


“A água é o sangue da terra e corre através de seus músculos e veias. Nada há no mundo mais fluído e suave. No entanto, nada resiste a ela, e nada pode substitui-la. Somente aquele que conhece e segue os seus princípios pode agir corretamente. Por isso, o sábio, ao governar, não ensina os homens um por um, ou casa por casa, mas toma a água como sua chave e exemplo. Quando a água não é contaminada o coração do povo é forte. Quando a água é pura, o coração do povo é tranquilo” Chuang Tzu e Lao Tzu


Uma eleição de propostas


Temo que a próxima eleição seja uma das mais virulentas da história do Acre. Claro que não creio que haja agressões físicas. Mas os ataques via redes sociais será intenso. Uma pena porque esse tipo de clima deixa as propostas em segundo plano.


Mudando de lado


A vereadora de Cruzeiro do Sul, Iria Matos, como já anunciado pela coluna há muito tempo, está deixando o PC do B. Ela deve seguir o caminho do seu ex-camarada Zequinha Lima, que se filiou ao PP. Iria não estava fazendo oposição ao prefeito Vagner Sales (PMDB) e seria natural que deixasse a FPA.


Retaliação

Anúncios


Uma fonte me garantiu que o PC do B vai pedir o mandato da vereadora. Segundo as informações o partido não quer que esse tipo de atitude se torne um costume. Querem usar o caso da vereadora de Cruzeiro do Sul como exemplo da necessidade de fidelidade partidária.


O compasso do tempo


Particularmente acho difícil Iria Matos perder o mandato. Falta menos de um ano para terminar a atual legislatura. Até que os movimentos jurídicos se movam o tempo pode se esgotar. Mas se ela perder quem assumirá será o Francisco Panthio (PC do B).


Nada de candidato da FPA


Em relação ao nome da FPA para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul parece que tudo continua na mesma. Sem novidades e sem candidato, por enquanto. Se realmente o deputado federal César Messias (PSB) não quiser enfrentar a “parada” será difícil a FPA inventar um nome de afogadilho.


Saída pela direita


Alguns empresários do Acre têm se aproximado do Governo de Rondônia. Buscam novas possibilidades de negócios. Insatisfeitos com a atual situação econômica procuram alternativas para manterem seus negócios funcionando.


Gente importante


Não estranhem se nomes conhecidos da política do Acre que já ocuparam importantes cargos se candidatarem a vereador de Rio Branco. A eleição municipal está sendo considerada por muitos uma chance de voltar a linha de frente da política para fomentar voos mais altos em 2018.


Um bom projeto prejudicado


É inegável que as gestões do PT melhoram muito a educação no Brasil. Principalmente na questão de acesso às universidades das classes mais desfavorecidas. FIES, PROUNI, revitalização de Universidades Federais e a criação de escolas técnicas proporcionaram mais oportunidades aos jovens estudantes à formação profissional. A educação infantil também teve um incentivo considerável. O meu temor é que com esse “mar de lama” da corrupção nos últimos tempos um projeto que está dando certo seja prejudicado. Já começam a falar novamente em privatização do ensino em alguns estados governados por partidos adversários do PT. Esse é o mal do Brasil. Quando se troca a sigla partidária da gestão mesmo aquilo que está dando certo é trocado. Tudo funciona pela lógica eleitoral. Na minha opinião, o atual projeto educacional deveria ser ampliado e não aniquilado. A educação pública é fundamental para que o país possa mudar de patamar social. Vejo a necessidade de melhorias na educação, mas a saída não é a privatização. Afinal, empresário coloca sempre o lucro a frente de qualquer outra premissa. E educação é uma necessidade social premente que não pode estar submetida as regras de mercado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido