Conecte-se agora

No Acre, facção criminosa “Bonde dos 13” grava hit e manda recado: “para o crime não tem grade, não adianta segurança”

Publicado

em

Enquanto a Polícia do Acre vive uma aparente trégua” por parte de integrantes de facções criminosas que aterrorizaram a capital em outubro deste ano, um novo hit que circula nas redes sociais em apologia ao crime organizado traz de volta uma preocupação para a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

A letra da musica, no estilo rap, ressalta a força da facção Bonde dos 13, que teria nascido dentro do presídio estadual Francisco de Oliveira Conde (FOC), no Pavilhão “J”, no dia 12 de junho de 2013. O rap, que parece ter sido gravado em estúdio profissional, dá notoriedade ao nome de possíveis lideranças da facção que, supostamente, atuariam em diversos bairros da capital. Eles ainda mandam um recado afirmando que para o crime “não tem grade, não adianta segurança”.

Na letra, eles citam, por exemplo, a transferência de comandantes de facções para presídios federais fora do Estado, mas deixam um aviso de que continuam atuando de dentro do presídio, sem contar que assumem a autoria da maioria dos casos envolvendo roubo e assalto no Acre.

Alguns dos principais bairros de Rio Branco são citados, deixando subentendido, que estão sob o domínio da facção, entre eles, o bairro da Sobral, Calafate, João Eduardo, Cidade Nova, Taquari, Triangulo, Santa Inês e Universitário.

Eles citam ainda os principais crimes praticados pelos membros da facção Bonde dos 13, que são roubo, assalto, homicídio, latrocínio e tráfico de drogas, ambos cantarolados nos artigos: 157;121 33 do Código Penal.

Palavras de ordem e exaltação como “disciplina, lealdade, o respeito prevalece, salve mano Faristar o terror do 157”, integram o refrão da música.

Em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), a reportagem foi informada que estará se pronunciando oficialmente, tão logo as autoridades estaduais de polícia concluam uma reunião ordinária que está sendo realizada na tarde desta terça-feira (29).


Confira a letra do Rap: Bonde dos 13

Nós somos de assalto, invadindo a cidade nóis é o Bonde dos 13, o número 1 do Acre (sic)

Dia 12 de junho de 2013 foi fundada a nossa firma o “Bonde dos 13”

Tio e Zambetinha, Oncinha e Amarelin, Aruco e Veimar, Pivete e Bibi, Fadiga e Pena e Vei tamo juntão, Dentão e Castanha formam nossa facção.

Salve Gago e Lorin fechadão 13 no pang, que tão com os fundador na federal de Campo Grande, Pimentinha 157, irmão considerado, 121 no comando João Eduardo.

Mano Faristar tamo junto até o fim 157 33 chefia do Taquari

Suguinha na gerência mó respeito a esse mano, comandante da baixada Taquari e Triângulo.

Refrão
“Bonde dos 13” até a alma liberdade pros irmão, dentro e fora das cadeia essa é a nossa facção.

Disciplina lealdade o respeito prevalece, salve mano Faristar o terror do 157.

No reduto, Sobral no 33 o Meninão, no 121 esse não falha na missão

Ta no pavilhão “J” só bandido de mil grau, a primeira voz do reduto Sobral

Na sequência o Castanha, tipo de mil fita de Belém do Pará, representa nas penheta

Mano carequinha, terror 121, fiel do Zambetinha faz estrago com Dundum, irmão latro em cena, artigo assalto a banco, junto com Faristar considerado em Rio Branco,

Spike é respeitado, 10 anos de tranca, pro crime não tem grade, não adianta a segurança;

Mano thotho na cena, só fita de 1000 grau, irmão gente da gente é beleza até o final.

Fundado no pavilhão “J” esse é o nosso Bonde no presídio aqui é o Francisco de Oliveira Conde.

Refrão
“Bonde dos 13” até a alma liberdade pros irmão, dentro e fora das cadeia essa é a nossa facção.

Disciplina, lealdade! o respeito prevalece, salve mano Faristar o terror do 157.

Salve Ruck e Projovem, Gamalera e pro Walisson Calafate tem a voz, Cidade Nova e João Eduardo

Aliado com a Nena com o Tigrão e Romari, da Mazé e sua família o Calafate e Taquari;

Pedrinho fica em Cena, Pé de liga tem moral, dentro do Universitário, fechadão do Sobral;

Ladrão e capelão e Assis tão na função, a turma do Mocinha, lá do Gil é só irmão;

Igor da bazuca, Rafael Japonês, Bebê, Ivã barbudo, salve salve Santa Inês;

Janio boy e Megueba e boy são aliados, Fenix, Vandovisck e São Francisco um abraço;

Refrão
“Bonde dos 13” até a alma liberdade pros irmão, dentro e fora das cadeia essa é a nossa facção.

Disciplina lealdade o respeito prevalece, salve mano Faristar o terror do 157.

Cotidiano

Assembleia Legislativa do Acre cumprirá agenda em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Na semana do aniversário de Cruzeiro do Sul, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) cumprirá uma extensa agenda no município. No dia 30 de setembro será realizada uma Sessão Solene em homenagem à Contribuição da Igreja Católica no Vale do Juruá. A solenidade acontecerá no Teatro dos Náuas às 10h.
A história dos missionários Espiritanos na região do Juruá começou em 1987 e marca o início de uma nova era para essa longínqua região, trazendo esperança de vida e desenvolvimento.
A área que hoje corresponde a Diocese de Cruzeiro do Sul fazia parte da administração da prelazia de Tefé e somente em 22/05/1931 foi desmembrada, data em que foi criada a Prelazia do Juruá com sede na pequena cidade de Cruzeiro do Sul, antiga morada dos Náuas.
A nova prelazia foi confiada aos Padres Espiritanos da Alemanha. No ano de 1935 recebeu seu primeiro Bispo, Dom Henrique Ritter com a missão de organizar a estrutura dessa nova prelazia.
Para o presidente do parlamento acreano, deputado Nicolau Júnior (Progressistas) a solenidade é uma forma de homenagear a Diocese de Cruzeiro do Sul pelo serviço social e pastoral que vem sendo realizado ao longo dos anos.
“Idealizamos essa sessão solene na semana do aniversário de Cruzeiro do Sul para homenagear a atuação importante da Diocese da cidade. A Diocese tem uma linda história no município e durante todos esses anos tem prestado um serviço social incrível a toda a população do Juruá. Trabalho esse que aconteceu graças a parcerias importantes como a do governo do Estado, prefeitura e 7º BEC. Uma atuação grandiosa que precisa ser reconhecida e valorizada”, enfatizou o parlamentar.
A Assembleia Legislativa do Acre também realizará duas audiências públicas no município. Na sexta-feira (1) acontecerá a audiência pública que vai debater sobre a “Economia e Organização da Agricultura do Juruá”, fruto do requerimento da Mesa Diretora da Aleac.
Já no sábado (2), o tema da audiência pública será “Interligação Cruzeiro do Sul/Pucallpa”. O encontro foi proposto pelo deputado estadual Roberto Duarte (MDB). Os dois encontros também acontecerão no Teatro dos Náuas e estão marcados para às 10h.
A Escola do Legislativo Acreano realizará nos dias 30, 01 e 02 no Teatro dos Náuas, Workshops sobre Processos Legislativos e Técnica Vocal.
Continuar lendo

Cotidiano

Homem é atropelado e morre em via pública na Conquista; motorista fugiu do local

Publicado

em

Francisco Fortunato da Silva, de 37 anos, foi encontrado morto em via pública após ser atropelado na madrugada deste sábado, 18, na rua Valdomiro Lopes no bairro Conquista, em Rio Branco (AC).
Segundo informações da Polícia, Francisco estava caminhando na rua, quando um condutor de um veículo ainda não identificado pela Polícia, colidiu violentamente contra a vítima que foi arremessada e caiu desmaiada no asfalto.
Populares que estavam no posto de combustível nas proximidades do acidente, relataram a polícia que escutaram apenas um barulho muito forte e quando foram averiguar o que tinha acontecido encontraram Francisco desmaiado e viram um veículo que saiu rapidamente do local.
A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e que quando os paramédicos chegaram ao local, apenas constataram a morte de Francisco. O Médico do SAMU informou que a vítima estava com várias fraturas pelo corpo e no pescoço.
A área foi isolada pela Polícia Militar para os trabalhos do Perito em criminalística. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.
Familiares da vítima compareceram ao local e informaram que Francisco morava nas proximidades do Horto Florestal na capital. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Continuar lendo

Cotidiano

Náuas realiza peneira na tarde deste sábado para formação de seus times sub-15 e sub-17 no Florestão

Publicado

em

A garotada que sonha em jogar futebol tem uma boa oportunidade de ingressar no time do Náuas que realiza na tarde deste sábado, 18, uma peneira para formar times na sua base.

A oportunidade é para quem tem até 15 anos e para garotos que estão na faixa etária de 16 e 17 anos. As vagas são para jogadores de linha e também goleiros.

Mesmo o Náuas sendo sediado em Cruzeiro do Sul, a peneira acontece em Rio Branco,  no Campo “B”, da Federação, logo atrás do Florestão, a partir das 15 horas.

Continuar lendo

Acre 01

Conheça as candidatas ao título de mulher mais bonita do Acre

Publicado

em

Na noite desta sexta-feira, 17, foram apresentadas as seis candidatas ao título de Miss Acre. A promotora do evento, Meyre Manaus, volta com a edição do Miss Universo Acre, já que no ano passado, por conta da pandemia, o evento não aconteceu.

No Hotel Nóbile, o evento foi apenas para apresentação das candidatas para a imprensa, colunistas sociais e representantes de empresas que apoiam a realização do Miss Universo Acre.

Escolha para valer apenas no próximo dia 7 de outubro, às 21 horas, no Espaço Gran Reserva. Quem vencer, vai representar o Acre no concurso nacional.

Conheça as seis candidatas ao título:  Juliana Melo é de Cruzeiro do Sul e é formada em direito, Nayra Sthéphanny é representante de Xapuri no concurso, Vitória Brito, apesar de ser de Rio Branco, apresenta o município de Mâncio Lima, localizado no Vale do Juruá, Daniela Barivieri mora em Rio Branco, mas representa Brasileia no concurso. É funcionária pública e formada em análise de sistemas, Yasmim Valente, representa Rio Branco e conta que pesquisou muito sobre o mundo dos concursos de miss e Kailanny Neves representa Tarauacá, conhecida como a terra do abacaxi grande e da mulher bonita.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas