Menu

Rejeitado regulação de contratos de aluguel em shopping centers

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 7137/02, que muda a Lei do Inquilinato (Lei 8245/91) para definir melhor a relação entre lojistas e shopping centers nos contratos de aluguel.

O projeto, da ex-deputada Zulaiê Cobra, beneficiava lojistas ao proibir que os shoppings centers cobrassem mais de 12 aluguéis por ano, como acontece hoje. A proposta também impedia que shoppings cobrassem aluguéis predeterminados ou progressivos, depois do primeiro ano de vigência do contrato.

Anúncio

“As modificações propostas no projeto equilibrarão as relações jurídicas entre lojistas e locadores, uma vez que, pelas regras atuais da Lei do Inquilinato, somente uma das partes está sendo prejudicada, enriquecendo o locador em detrimento do locatário”, argumentou a autora.

O parecer do relator, deputado Décio Lima (PT-SC), foi pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa da matéria, mas, no mérito, pela rejeição do projeto, dos apensados (PLs 453/03, 7323/06, 2253/07 e 2324/07) e dos substitutivos aprovados nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, e de Defesa do Consumidor.

Para Lima, a relação entre lojistas e empreendedores de shopping centers deve permanecer com a regulação mínima prevista na Lei do Inquilinato. “Não se mostra oportuna ou conveniente a elaboração de uma legislação intervencionista a respeito, em atentado ao princípio da livre iniciativa”, disse o deputado.

Na visão do relator, “não se pode afirmar que os locatários, ou lojistas, sejam a parte hipossuficiente da relação locatícia” de que trata o projeto. “Na verdade, são eles, também, empresários, que se sujeitam aos riscos inerentes do empreendimento e, no mais das vezes, obtêm resultados satisfatórios em função do bom movimento gerado pela comodidade e segurança que os shopping centers proporcionam”, disse.

Tramitação
Como a proposta teve pareceres divergentes nas comissões, agora será analisada pelo Plenário da Câmara.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.