Menu

Dilma mentiu à nação e houve barganha, sim, diz Eduardo Cunha

CUNHA1 BSB DF NACIONAL 02/03/2015 EDUARDO CUNHA/ENTREVISTA O presidente da Camara dos Deputados, Eduardo Cunha concede entrevista a imprensa para falar sobre o uso de passagens aereas para conjuges dos parlamentares, no salao Verde da Casa, em Brasilia. Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADAO
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta quinta-feira (3) que a presidente Dilma Rousseff (PT) “mentiu à nação em rede de televisão”. “Não quero agredir a presidente. A decisão é factual, é concreta, tem tipificação clara”.

Nesta quarta-feira (2), o presidente da Câmara acolheu o principal pedido de impeachment protocolado na Câmara por partidos da oposição contra a presidente. A abertura do processo de impeachment ocorreu no mesmo dia em que deputados do PT anunciaram que votarão contra o peemedebista no Conselho de Ètica da Câmara, onde ele é investigado por suposta participação no escândalo da Lava Jato.

Anúncio

Após o acolhimento do pedido, Dilma fez pronunciamento em que disse que “nunca fez barganha”. “Nos últimos tempos, a imprensa noticiou que haveria interesse na barganha dos votos de membros da base governista no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Em troca, haveria o arquivamento dos pedidos de impeachment. Eu jamais aceitaria quaisquer tipos de barganha, muito menos aquelas que atentem contra o funcionamento das livres instituições democráticas deste país”, disse a presidente sobre o processo contra Cunha no Conselho de Ética da Câmara.

“A presidente ontem mentiu à nação quando disse que não autorizava qualquer barganha. A barganha veio sim, veio proposta pelo governo e eu recusei a barganha”, declarou o peemedebista.

Segundo o presidente da Câmara, o ministro da Casa Civil Jaques Wagner levou o deputado André Moura (PSC-SE), aliado de Cunha, a uma audiência com Dilma na qual foi proposta a troca do apoio pela aprovação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras) pelos três votos de deputados do PT no Conselho de Ética, que analisa a cassação de Cunha.

Ele também negou que a abertura do processo de impeachment seja resultado de “chantagem” com o Palácio do Planalto.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.