Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governo não contrata e concursados fazem manifestação na ALEAC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No auge da polêmica entre empresas terceirizadas e cooperativas de prestação de serviços ao Governo do Estado que reclamam dos atrasos constantes de pagamento surgiu mais um elemento. Em frente ao prédio da ALEAC, no centro de Rio Branco, concursados da área de saúde protestaram contra a gestão estadual do PT, nesta quarta, 11. Os profissionais que foram classificados em dois concursos públicos reclamam da lentidão para serem efetivados nos cargos. O movimento aconteceu bem na hora da sessão legislativa e os deputados estaduais Jenilson Leite (PC do B) e Eliane Sinhasique (PMDB) foram os únicos que desceram para apoiarem os manifestantes. Jenilson que é médico concorda que existe necessidade urgente de novas contratações à saúde pública estadual. Já Sinhasique crítica o Governo por promover concursos públicos, mas não dar celeridade às contratações.


Assista ao vídeo com Ismail, um dos líderes do movimento de concursados e os deputados que foram solidários às reinvindicações.

Anúncios


video
play-sharp-fill


Tiro no pé
Os deputados estaduais Lourival Marques Filho (PT) e Jonas Lima (PT) acusaram o denunciante de suposta compra de votos do PT no ramal Brama de ser investigado pela Polícia Federal. O objetivo era desqualificar o denunciante.


Bola fora
Mas na sessão dessa quarta, 11, a deputada Eliane Sinhasique levou um documento da própria PF isentando os denunciantes Raymundo Gonçalves e Mercedes Frota de estarem sendo investigados. Os dois alegam que no Ramal Brama houve tentativa de compra de votos do deputado federal Sibá Machado (PT) e registraram a acusação no Ministério Público Federal (MPF).


Misturando alhos com bugalhos
Mesmo que os denunciantes fossem investigados (e não são) por invasão de terras qual seria o problema? O ex-presidente Lula (PT) e o seu filho também estão sendo investigados pela PF no Lava Jato. E será que por isso os deputados do PT não estarão ao seu lado durante a sua visita à Rio Branco nos próximos dias por Lula estar desqualificado pela investigação?


Cantando vitória
Por falar em Jonas Lima o deputado garante que Burica conseguirá eleger o seu sucessor em Rodrigues Alves. O escolhido é o vereador Evanildo Almeida (PT). Acontece que numa pesquisa encomendada pelo próprio Jonas a popularidade do Burica não anda em alta entre os moradores do município.


Enredo conhecido
Jonas é bom de conversa e conhece bem a realidade do Juruá. Não duvido que tente um acordo com o ex-prefeito Dêda (PROS) para melhorar as chances dos seus candidatos às prefeituras de Rodrigues Alves e Mâncio Lima.


Trunfo
O deputado petista garante que Burica será o único prefeito do Juruá que irá pagar o décimo terceiro aos funcionários e contratados na data prevista. Jonas acha que esse fato mostra a qualidade de gestão do seu aliado Burica.


Percalço
Toda vez que Jonas tenta conversar sobre política com Dêda a deputada Maria Antônia (PROS) torce o nariz. Definitivamente a simpática e charmosa parlamentar não morre de simpatias por Jonas Lima. Isso é fato.


Quem não planta também não colhe
Não era para o PT e os seus aliados estarem passando esse sufoco por falta de candidato em Cruzeiro do Sul. Zequinha Lima era do PC do B e um militante fiel. No segundo ano da primeira gestão do governador Tião Viana (PT) a então secretária de saúde, Suely Melo, teve alguns problemas com os médicos.


Quem não planta também não colhe 2
Naquela ocasião, Zequinha era suplente de deputado estadual Eduardo Farias (PC do B). E o Dudu já tinha feito uma boa gestão como secretário de saúde nos tempos do prefeito Angelim (PT), em Rio Branco. Se Farias tivesse sido nomeado secretário, Zequinha teria naturalmente dois anos de atuação política na ALEAC.


Palco iluminado
Seria uma ocasião para mostrar à população de Cruzeiro do Sul a capacidade política do ex-vereador Zequinha. Pelo prestígio que tem no município, Zequinha, poderia ter conseguido se reeleger em 2014 e seria um candidato com chances reais de vitória para a FPA, em 2016. Mas preferiram jogar o moço aos leões, literalmente. E ele se bandeou pro lado do prefeito Vagner Sales (PMDB).


Dormindo com o inimigo
Essa relação do PT com o PC do B está desgastada há muito tempo. Na vida real os militantes dos dois partidos se toleram no máximo. Mas no fundo se odeiam. Jamais o PT daria essa chance para o PC do B governar Cruzeiro do Sul.


Esforço em vão
O deputado federal Alan Rick (PRB) e os senadores Jorge Viana (PT) e Gladson Cameli (PP) têm lutado para melhorar as ofertas de voos para o Acre. Mas tudo fica só na conversa. Os donos das companhias Gol, TAM  e Azul recebem os políticos que se promovem na mídia, mas nada de concreto acontece.


Arrancando o couro
Uma passagem para Cruzeiro do Sul saindo de Rio Branco custa no mínimo R$ 500 em dias normais. E os voos andam vazios. Se custassem entre 200 e 300 a ocupação das aeronaves seria bem maior e traria mais lucros à companhia.

Anúncios


Será que agora vai?
Conversei com o deputado estadual Nicolau Júnior (PP) que me garantiu que votará a favor de uma possível CPI do Ruas do Povo. Nicolau precisa realmente se definir se é oposição ou se faz parte da bancada governista. Essa indefinição tem gerado muitas dúvidas aos seus eleitores no Juruá. As consequências políticas poderão ser colhidas por Nicolau logo ali na esquina de 2018 quando tentar a reeleição.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido