Menu

Câmara dos Deputados susta portaria que suspendia pagamento do seguro-defeso por até 240 dias

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Pesca_02A deputada Jéssica Sales (PMDB) anunciou na manhã desta quinta-feira (5), que a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 238/2015 de autoria do deputado Silas Câmara (AM), que susta os efeitos da Portaria Interministerial Nº 192, de 5 de outubro, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Ministério do Meio Ambiente, proibindo o pagamento do seguro-defeso por até 240 dias para os pescadores brasileiros.


A parlamentar acreana votou pela anulação da iniciativa do governo federal que prejudicava mais de 13 mil pessoas no Acre, destacando que a Portaria Interministerial Nº 192, de 5 de outubro de 2015, suspendia 10 normas publicadas entre 1986 e 2009 – sobre a proibição da pesca de algumas espécies ou em determinadas localidades no período de reprodução dos peixes.

Publicidade

“A suspensão seria de 120 dias, podendo ser prorrogada por igual período. Com isso, a pesca é liberada, mas os pescadores perdem o direito de receber o seguro-defeso. O governo propôs a retirada da matéria de pauta, sugerindo construir um acordo para revogar a portaria, mas o requerimento de retirada de pauta foi rejeitado. Os deputados assumiram um compromisso com os pescadores que precisam deste benefício para sustentar suas famílias”, diz Jéssica Sales.


Segundo a peemedebista, a anulação da portaria interministerial recebeu apoio, inclusive de partidos da base aliada do governo, como o PMDB e do próprio PT. O s líderes liberaram suas bancadas para votação. O Projeto de Decreto Legislativo depende ainda, de votação no Senado Federal. “Estive á frente deste debate em defesa dos pescadores artesanais, em especial do Acre, desde a realização da audiência pública que debateu a questão”, destaca Jéssica Sales.


Na Câmara, a deputada comemora o que ela classifica como “vitória dos trabalhadores brasileiros”. “Estou muito feliz. Acabamos de aprovar o Projeto de Decreto Legislativo que suspende os efeitos da Portaria Interministerial que viola os direitos dos pescadores e o equilíbrio ambiental. Aos pescadores do nosso Acre, a minha mensagem de otimismo. Os seus direitos serão restabelecidos. Continuem contando com meu apoio”, finaliza Jéssica Sales.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido