A possibilidade de uma grande enchente em Rio Branco em 2016, semelhantes às de 2012 e 2015, são quase nulas, informou o meteorologista Davi Friale.
Friale se baseia no histórico dos grandes alagamentos do rio Acre. Raramente houve um registro de cheias seguidas na capital.
Por outro lado, ele alerta que uma convergência de fatores naturais pode elevar as águas nos rios da Amazônia: o aquecimento das águas do Atlântico junto ao período chuvoso na região.
“Pelas estatísticas a probabilidade de ocorrer uma nova enchente deste período agora que começa pelo período de chuvas é muito baixo, porque nós já tivemos este ano uma grande enchente. Poderemos ter uma alagação de proporções normais. Uma muito grande enchente eu não acredito. Como eu disse devemos esperar o mês de dezembro e o mês de janeiro quando aí sim nós teremos uma certeza maior por conta do aquecimento das águas do Oceano Atlântico. Se elas ficarem muito quentes aí a probabilidade de ter enchente é grande, mas por enquanto a tendência é de normalidade.”
O pesquisador afirmou ainda que nos próximos dias o rio Acre na capital terá uma elevação em seu nível por causa da ocorrência de chuvas em suas cabeceiras, porém dentro da normalidade.
“Nós teremos chuvas em cima da média, mas nada que possa gerar preocupação. O rio Acre vai subir sim porque essa semana teremos muita chuva, mas nada o suficiente para gerar preocupação.”
O governo Gladson Cameli não é nenhuma sétima maravilha do mundo. Até aqui foi um…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a economia brasileira tem “enormes…
Um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um caminhão na noite deste domingo,22, resultou…
Nesta segunda-feira (23), o deputado Adailton Cruz visitou o Instituto Unimed Terapias para acompanhar de…
O senador Alan Rick (União-AC) comemorou a sanção da Lei 15.051, que confere à cidade…
O Mercale, com seu compromisso de fazer a diferença na vida das pessoas, deu início…