Menu

Dilma deve renunciar para tranquilidade política ao país

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

marco_01Golpe seria depô-la sem provas. Mas, a proposta do Ministro do STF, Marco Aurélio de Mello, de que a presidente Dilma, o vice Michel Temmer e o presidente da Câmara Federal, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) renunciem para trazer a tranquilidade política ao País é perfeitamente natural. O Brasil quebrou, os Estados estão quebrados, as prefeituras estão quebradas, virou um caos econômico, o Executivo e o Legislativo são alvos de acusações e de escândalos. O descrédito da população com os políticos é total. Pior não pode ficar. Por isso a proposta de renúncia coletiva feita pelo Ministro Marco Aurélio (foto) não é de se condenar. Se a Dilma, Temmer, Eduardo Cunha terão a grandiosidade de atender a sua sugestão é outra história, não acredito que venha a acontecer, e a tragédia econômica e política continuará.


Ações impecáveis
O envio das cabeças do crime organizado para presídios federais e o desbaratamento ontem de outra quadrilha com quinze bandidos que planejavam novas ações, mostram uma atuação perfeita do sistema de segurança pública, que tanto é criticada quando não se mostra eficaz.


Seria arguída a suspeição
Não tem sentido a crítica contra o deputado federal Léo Brito (PT) por não ter assinado o documento que pede a renúncia do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB). Não pode se manifestar porque vai julgar Cunha na Comissão de Ética, da qual é membro.


Sem qualquer possibilidade
O deputado Werles Rocha (PSDB) descarta a hipótese de retirar o nome de Socorro Nery (PSDB) para beneficiar a candidatura de Eliane Sinhasique (PMDB) à PMRB. Acredita que ela pode crescer na campanha para prefeitura e também se projetar para embates futuros.


Atos político e religioso
Os tucanos também estão no jogo em Cruzeiro do Sul, com a candidatura do ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB) a prefeito do município. A Frente Parlamentar Evangélica, composta de deputados federais, programa ato religioso na cidade atendendo seu convite.


Tem que agir e divulgar
O MPE tem que ser duro na apuração deste suposto erro médico em Sena Madureira, que mutilou uma criança num parto, o triste é ver a família humilde sem nenhum amparo.


Por qual razão?
Cadê a ação social da secretaria de Saúde que não prestou assistência à mãe desta criança?


Sem preocupação
Aliado do prefeito James Gomes comentava ontem que, a não participação do senador Sérgio Petecão (PSD) na campanha não terá peso fundamental negativo contra a candidatura de Jorge Catalan (candidato do James a prefeito), porque o senador não tem base no município.


“Foram votos do James”
Sobre a votação da esposa de Petecão, Marfisa Galvão, para deputada federal no município, explica este aliado que, foram votos vindos do esquema do James Gomes na prefeitura.


Com toda desgraceira
Com toda a desgraceira que foi a sua administração, ainda assim o ex-prefeito Paulinho Almeida (PT), aparece em todas as pesquisas como o melhor nome da FPA para a prefeitura do município.


Dois bicudos não se beijam
A troca de farpas entre os deputados federais Alan Rick (PRB) e Werles Rocha (PSDB) é coisa antiga e não tende se acalmar. Dois bicudos não se beijam. É uma disputa que não leva a absolutamente nada de proveitoso. Mesmo porque não disputam o mesmo espaço político.


Deixar a pesquisa decidir
O grupo da candidata a prefeita de Epitaciolândia, professora Rosemari (PSD), defende como essencial para derrotar o prefeito André Hassem (PP) uma aliança com o Delegado Sérgio Lopes (PSDSB), com a escolha da cabeça de chapa sendo decidida numa pesquisa.


Fica com o mano
O ex-deputado Gilberto Diniz (PTdoB), mesmo com convite da candidata Toinha Hassem (PSDB), resolveu com seu grupo de dois vereadores apoiar a reeleição de Mano Rufino (PSB).


Não ficou estacionado
O ex-deputado Mazinho Serafim (PMDB) trabalha para ser candidato a prefeito, ainda agora trouxe mais de 150 pessoas para torcer na Capital pelo o seu time de futebol de salão, o Madureira. Mazinho vai esperar as pesquisas para decidir se mantém ou não seu nome.


Um aliado que dá votos
Mas, se não disputar a prefeitura será um aliado importante para qualquer candidatura.


Fora o césar é o josa
Pegando-se o critério da votação da última eleição em Cruzeiro do Sul, depois do deputado federal César Messias (PSB), o segundo nome de votos dentro da FPA no município é o deputado Josa da Farmácia (PTN). São os nomes que a FPA tem para disputar a prefeitura.


Meros coadjuvantes
Fora o César Messias (PSB) ou o Josa da Farmácia (PTN) para prefeito, os demais nomes da FPA seriam meros participantes na briga pela prefeitura de Cruzeiro do Sul.


Não há como esconder o fato
A prefeitura da Capital está com várias obras paradas por conta da falta de repasses do governo federal. Se o Marcus Alexandre, que é do PT, apoiado pelo governo estadual, sofre este problema; agora imagine o leitor, como estão os órfãos prefeitos do interior.


Reflexos diretos
Não há como a crise econômica nacional não ter reflexo negativo nos Estados e municípios. Isso eu entendo e o leitor esclarecido entende, mas o povão não quer saber se as obras da PMRB não chegarem ao seu bairro ou à sua rua, e aí o desgaste é natural e inevitável.


Não existe nada
Não existe nenhuma acusação na Lava Jato contra o deputado federal Sibá Machado (PT). Seu depoimento na PF será por ter almoçado com um dos envolvidos um dia antes de ser preso, o que não vejo nada demais. Por isso, cessem as especulações maldosas contra o parlamentar.


Foi procurada
O PT ainda se interessou em ter a professora Zilmar Rocha nos seus quadros, mas esta preferiu disputar a prefeitura do Bujari pelo PP. Com o desgaste do PT com a fraca gestão do prefeito Tonheiro (PT), foi uma decisão política sábia ficar como candidata da oposição.


Oposição sem referência
Em Tarauacá a oposição não tem uma forte referência para disputar a prefeitura. Chico Batista (PDT) vive em simbiose com o governo petista, Vando Torquato (PP) está impedido por Lei e a Marilete Vitorino (PSD) não é um nome de assustar. Melhor para o prefeito Damasceno (PT).


Vive na lua
Um amigo político do Juruá acha que o PT vive no mundo da lua, achando que por Tião Viana ter ganhado a eleição em Cruzeiro do Sul, pode ganhar a prefeitura com qualquer candidato. “Esquecem os petistas que, quando se trata de eleição, o prefeito Vagner não tem escrúpulo”, lembra muito bem.


Da boca do forno
Pesquisa com os nomes dos candidatos fechada ontem pela DATA-CONTROL sobre a eleição municipal em Epitaciolândia: Delegado Sérgio Lopes (PSDB) 18.3%, Marcos Fernandes (PT) 15%, Tião Flores (PSB) 13.3 %, Rosemari (PSD) 13% e André Hassem (PP) 11.7%.


Extremamente equilibrada
O que dá para se deduzir dos números? Uma eleição muito equilibrada. E fortalece a tese de que a união numa chapa entre Rosemari (PSD) e Delegado Sérgio Lopes (PSDB) fica muito forte. O Marcos Fernandes mostra que o PT não está morto e com a tendência de ficar na mesma chapa com Tião Flores entra no jogo com boa chance. E o prefeito André Hassem (PP); não deve ser minimizado, ele está no poder. Lembrando sempre: a pesquisa retrata um momento. A eleição é em 2018, num outro cenário.


O cruel zé leite
Um dos mestres do jornalismo acreano, o saudoso José Chalub Leite, era cruel na seleção daqueles que queriam trabalhar no jornal O RIO BRANCO, do qual era o diretor. O seu alvo preferido eram os recém-formados em Faculdades de Comunicação. A estes passava um ditado com vinte palavras. Os erros eram grosseiros! Zé Leite lia e sentenciava: “meu filho, esqueça o jornalismo, tente Medicina”. Curioso, perguntei o motivo para a recomendação pelo curso de Medicina. Resposta rindo: “Crica, só um médico para sarar as feridas que esse doutô (sic) em jornalismo fez na língua portuguesa”. Eu me orgulho de ter trabalhado anos a fio com o Zé Leite.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.