Menu

Pesquisar
Close this search box.

Tese de candidatura única da oposição cai por terra com Bocalom

Era uma vez uma candidatura única
O ex-prefeito de Acrelândia, Tião Bocalon (DEM)  acabou ontem com o sonho da oposição se unir em torno de uma candidatura única a prefeito de Rio Branco, ao afirmar que, disputará a prefeitura no próximo ano, porque a eleição na Capital é de dois turnos. Não deixou de dar uma alfinetada sutil nos outros candidatos oposicionistas a prefeito, ao dizer que para a oposição não é necessário somente ganhar, mas governar bem e para isso a escolha tem que ser em cima de alguém que tenha comprovada prática de gestão, como ele, sob pena de comprometer as expectativas para 2018, quando estará em jogo o governo estadual. Tião Bocalon acha que este é o melhor momento para derrotar o petismo no Acre. Com a sua decisão acaba o delírio do PMDB de ver a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) como a candidata de consenso da oposição à PMRB.


Nomes na mesa
Desta forma a oposição terá três candidatos à prefeitura da Capital, posicionados até o momento: Eliane Sinhasique (PMDB), Socorro Nery (PSDB) e Tião Bocalon (DEM). Por enquanto!


Amigo da onça
O ex-prefeito Aldemir Lopes (PMDB) é o próprio amigo da onça do prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, de quem é conselheiro e uma espécie de consultor político. Só que pelas suas costas convidou o vereador Joelso Gomes (PP) para entrar no PMDB e ser candidato a prefeito.


Espatifado no ninho
Só que o senador Gladson Cameli (PP) foi à Brasiléia e espatifou o ninho da oposição, ao considerar o ato traição a um a aliado e lançou o vereador Joelso Pontes (PP) candidato a prefeito, sem antes mandar um recado ao PMDB: ou pedem desculpas ou estamos rompidos.


Claque familiar
Com cartazes contra o governador Tião Viana e o PT, familiares e aliados do deputado Eber Machado (PSDC) foram ontem à galeria da Aleac para aplaudir o seu discurso e vaiar os deputados da base do governo. O fato mostra que o rompimento com o PT é definitivo. Não era um ato necessário, até porque a sua posição já estava delimitada.


Não deixa a Frente Popular
O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Artêmio Costa (PSDC), não vai acompanhar a nova direção do partido no seu rompimento com a FPA, com o governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre. A tendência é que mude mesmo de partido, por a lei permitir. Fica na FPA. Se sente magoado por durante todo este processo nunca ter sido consultado, mesmo sendo um dos fundadores do PSDC. E se tivesse sido ouvido diria que não abandonaria a FPA porque é um projeto que ajudou a crescer e chegar ao poder.


Conversa franca
O vereador Artêmio Costa (PSDC) manifestou a sua decisão no encontro que teve ontem à tarde com a nova direção do PSDC, que o cientificou que o rompimento com a FPA é decisivo e que o partido caminha para ter uma candidatura própria à prefeitura de Rio Branco.


 Mágoa contida
O ex-presidente do PSDC, José Afonso, guarda uma mágoa do atual presidente do partido, Gleison Menezes, companheiro de longos anos, por ter lhe abandonado. E por outro ponto: chegou a defender junto ao governador Tião Viana que não o demitisse do cargo no governo.


Deixar o eleitor decidir
Quando se defende uma “cota para mulheres” na política se passa impressão que são inferiores aos homens. Não tem de ter cota coisa alguma, o eleitor é que deve de decidir quem quer para lhe representar no parlamento: um homem ou uma mulher. O resto é hipocrisia.


Situação muito ruim
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, já demitiu nos últimos dias mais de cem servidores provisórios. O fato é um retrato fiel das péssimas finanças das prefeituras. E isso se dando num município pequeno tem reflexo negativo no prefeito que disputará a reeleição.


 Não tem outro caminho
O deputado Eber Machado (PSDC) esqueça esta história de “Frente Alternativa”, porque todos estarão na campanha no colo do governo. Não alimente esta história de que seus membros são independentes. Só vai restar a ele ir formar na oposição, já que o PT o quer bem longe.


Só agora, Rosana?
Até os flanelinhas sabem que no Acre sempre houve uma espécie de ação entre amigos do PT e PCdoB se alternando no comando dos sindicatos. A presidente da CUT e do SINTEAC, Rosana Nascimento, sempre esteve neste contexto. Só agora que brigou com o PT é que protesta?.


Apostando na inconstância
Aliados do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, acham que o ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB) não leva a sua candidatura a prefeito até o fim, apostam na sua velha inconstância política, para Iderley Cordeiro (PMDB) ser o único candidato da oposição.


 Alternativa a que mesmo?
Deputados da “Frente Alternativa” ficam irritados por ninguém da imprensa dar credibilidade ao movimento. Dizem que não abandonam a Frente Popular, o governador Tião Viana, o prefeito Marcus Alexandre e não entregam as dezenas de cargos de confiança que têm no governo. Uma pergunta: é uma “Frente Alternativa” a que mesmo?. Tem uma decisão que dará credibilidade total ao grupo e sua ações: se os seus integrantes entregarem os cargos que indicaram no governo e prefeitura. E tão somente isso.


Bola demais
Acho que é hora da imprensa deixar de ficar dando espaço a um movimento político sem pé e nem cabeça. E cujo final é previsível: todos no colo do governo até o fim do mandato.


Bem articulada
A publicitária Charlene Lima, que deve ser candidata à prefeita de Sena Madureira por uma aliança formada pelo PV e PDT, conseguiu montar uma boa chapa de vereadores, o que é essencial a quem pretende disputar cargo majoritário. Será novidade na eleição do município.


Para o Brasil e para o mundo
Quem ouve os discursos dos deputados Lourival Marques (PT) e Jonas Lima (PT) fica pensando que o Acre tem uma produção de agricultura familiar que abastece o Brasil e o mundo. Nos últimos governos ninguém investiu mais na agricultura que o governo Tião Viana. Mas, deveriam ser mais parcimoniosos, mal produzimos o básico para o nosso consumo.


Raridade na crise
Quando se vê o governador Tião Viana entregando 365 casas na “Cidade do Povo” em plena recessão econômica pela qual passa o país é de se enaltecer mesmo. E até porque dar casa a quem não tem é dar cidadania a milhares de famílias que moravam em áreas alagadiças.


Menos, Jamil!
O secretário de Habitação, Jamil Asfury, dá entrevistas como se dele fosse o projeto da “Cidade do Povo” e responsável pelas casas construídas e entregues. Menos, Jamil, menos!.


Por que da preocupação?
Por qual razão em toda entrevista o Doctor Rey tem que dizer que não é gay, mas apenas sexy? E se for gay, o que a população do Acre tem a ver com isso? Tem a ver com o fato de ter descido de pára-quedas querendo ser candidato a vereador, a prefeito e a senador.


Barrado no PP
Chega a informação que o prefeito de Plácido de Castro, Roney Firmino, teve a sua intenção de entrar no PP e disputar a reeleição barrada. O candidato do PP para aquela prefeitura é o ex-prefeito Francisco Tavares, que teve uma gestão mais do que conturbada quando esteve no poder.


Conversa amigável
Quem esteve ontem à tarde no gabinete do governador Tião Viana tomando café foi o novo presidente do PPL, Caio Pinheiro, manifestando a intenção de permanecer na Frente Popular, assunto que será discutido no partido, mas descarta integrar a atual frente de oposição.


E-mail
E-mail recebido de Epitaciolândia: “Luis Carlos, se a oposição não se unir numa única candidatura vão levar uma surra nas urnas do prefeito André Hassem que vão ficar tontos. Será que os dirigentes da oposição não tem miolo para perceber isso”?.


É peia certa
Concordo com o leitor que prevê uma vitória folgada do prefeito André Hassem (PP) se os seus adversários não se unirem numa única candidatura. Só os tontos da oposição pensam o contrário.


Tão ficando loucos?
Um dos novos dirigentes do PSDC em conversa com o ex-presidente José Afonso disse que por enquanto está na “Frente Alternativa” porque o governador Tião Viana não resistirá ao aperto e dará uma secretaria de porteira fechada ao grupo para acomodar afilhados. Só se for no dia de São Nunca, meu filho!.


Não é um amador
Entendam de vez que não estão tratando com um amador em política, o governador Tião Viana veio de uma casa de cobras criadas, o Senado Federal, acordem do sonho, se pensam que vão colocá-lo no canto do ringue!.


Tudo em família
O deputado Jesus Sérgio (PDT) diz que a administração do prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT) só beneficia dois grandes empresários, que rateiam tudo o que a prefeitura tem que comprar. Jesus, até os vira-latas das ruas de Tarauacá conhecem essa história.


Nada edificante
Anda correndo uma historinha perigosa e nada edificante tendo um político como protagonista, que foi narrada ontem a jornalistas que cobrem os trabalhos da Aleac.


Pirão para os meus
O jornalista Astério Moreira disputava a prefeitura de Brasiléia quando recebeu a visita da figura folclórica do Joaquim Frota, para lhe hipotecar apoio. Astério ficou todo alegre e agradecido. Mas, a alegria acabou rápida, quando foi mostrada uma lista de pessoas que o apoiariam, e teriam que ser pagas: “Chico Frota, Tronca Frota, Maria Frota, Zé Frota, Gaguinho Frota, Antonia Frota, mas antes da conclusão da leitura, o Astério Moreira deu um pulo: “Joaquim, aqui só tem gente da sua família”. Joaquim Frota não se fez de rogado: “se é para dar ao rato, dou ao gato que é de casa”. O negócio foi desfeito na hora.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.