Menu

Eymael confirma que Sebastião tentou tomar o PSDC no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

destApesar de o governador do Acre, Sebastião Viana (PT) negar com veemência que teria tentando fazer uma intervenção no diretório regional do PSDC, para destituir o presidente Afonso Fernandes, o vice-presidente Osmir Lima e secretário geral Gleison Meneses, o presidente da executiva nacional dos democratas cristãos, José Maria Eymael, confirmou que o cardeal petista esteve em Brasília, conversando com o deputado Aloizio Mendes, para fazer uma consulta sobre uma mudança dos membros do diretório regional da legenda.

A informação foi repassada pelo deputado Eber Machado (PSDC). Ele destaca que durante uma entrevista concedida ao repórter Assem Neto, do portal vejapolitica.net, na noite de terça-feira (22), José Maria Eymael, assegurou que o governador Sebastião Viana esteve no gabinete do deputado Aloísio Mendes para fazer uma consulta sobre a possibilidade de ser alterada a direção do partido no Acre. Mendes teria repassado a informação para Eymael, que encaminhou um comunicado aos dirigentes da legenda no Acre, o presidente Afonso Fernandes e o vice-presidente Osmir Lima.

Anúncio

Segundo Machado, o dirigente não tinha conhecimento da nota de retratação exigida pelos cardeais da Frente Popular do Acre (FPA). “Eymael nega que tenha sido comunicado da nota redigida por Afonso Fernandes e Osmir Lima, quando os dirigentes trataram a interferência do PSDC como um grave equivoco. O presidente confirma que eles foram os primeiros a saber da consulta realizada pelo governador. Inclusive, revelou que foi um desconforto receber o pedido do chefe do executivo. Não está descartada uma análise dos rumos do PSDC”.

O vice-presidente da Aleac, deputado estadual Eber Machado (PSDC), que assumiu a denúncia na tribuna da Casa, ficou revoltado com a atitude de Afonso Fernandes e Osmir Lima. Machado foi orientado pelos dirigentes para levar o assunto para tribuna do Poder Legislativo, depois da repercussão e de uma suposta exoneração de Fernandes e Lima dos cargos que ocupam na estrutura do governo do Acre, eles recuaram, redigiram uma nota e divulgaram sem o conhecimento do deputado e dos demais membros do diretório regional do PSDC. Machado disse que vai expor a gravação de Eymael confirmando o pedido de intervenção, durante a reunião com os membros do diretório do PSDC.

Gerlen Diniz afirma que Sebastião Mentiu

gehlen150715

Após o presidente nacional do PSDC, José Maria Eymael, confirmar que o governador Sebastião Viana (PT) procurou o deputado federal Aloizio Mendes (PSDC), líder do Bloco Renovação, na Câmara dos Deputados, para fazer uma consulta sobre uma mudança no diretório regional dos democratas cristãos no Acre, o deputado Gerlen Diniz (PP) classificou o chefe do executivo de “mentiroso por negar com veemência que tenha pedido a intervenção”.

“Me senti envergonhado não por um ato meu, mas por um representante meu. Eu não esperava que o governador estivesse mentindo quando dizia que não procurou os dirigentes do PSDC para tomar o poder no partido. Ele esteve no gabinete do deputado Aloizio Mendes, para fazer uma consulta para mudar os membros do diretório do partido do Acre”, afirma Gerlen Diniz.

O progressista ironizou a relação de Viana com os partidos da FPA. “A direção regional do partido acreditou no governador e criticou a direção nacional.

A única explicação é que ele queira sair do PT e ir para outro partido. Tentou o PDT não conseguiu, tentou o PSDC não conseguiu, ninguém quer o homem. Será que esta tentativa de intervenção é para tentar fugir dos escândalos no PT?”.

Para Gerlen Diniz, “a base do governo na Aleac, fica temerosa porque não sabe quem é a próxima vítima de um ato de intervenção. Só sabem que o governador Sebastião Viana não confia na sua base, se confiasse não estaria tentando tomar o comando dos partidos que integram a Frente Popular do Acre. É uma atitude vergonhosa de uma pessoa que, se intitula um líder”, finaliza.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.