Categories: Acre

Lewandowski é homenageado com Ordem da Estrela do Acre

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, foi agraciado, nesta segunda-feira, 14 de setembro, com a mais alta honraria que o governo do Estado pode conceder a um cidadão: a insígnia da Ordem da Estrela do Acre no grau Grã-Cruz.


A Ordem da Estrela o Acre é  concedida a personalidades, que, por sua atuação destacada, contribuíram para o desenvolvimento do Estado ou protagonizaram atuações decisivas em prol os acreanos.


O evento, realizado na sede administrativa do Tribunal de Justiça do Acre, foi conduzida pelo governador Sebastião Viana, Grão-Mestre da Ordem, juntamente com a chanceler da Ordem, a Secretária da Casa Civil, Márcia Regina Pereira.


Antes de a cerimônia ser encerrada, Sebastião Viana precisou deixar o local. Ele não quis falar com a imprensa. Segundo a Assessoria do governante, ele teria compromissos fora da cidade, e já estaria atrasado para a agenda externa. A vice-governadora, Nazareth Araújo, permaneceu no local até o encerramento do evento.



HISTÓRIA


Formado em pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Lewandowski fez mestrado e doutorado na USP, onde é professor titular do departamento de Direito.


Em 1990 Lewandowski foi indicado pelo quinto constitucional a uma vaga no Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo. Sete anos depois foi indicado para o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo).


Lewandowski chegou ao STF em 2006, indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2010, na presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foi defensor da Lei da Ficha Limpa.


Mais recentemente, durante o julgamento do processo do mensalão no STF foi revisor do processo e principal contraponto ao relator, Joaquim Barbosa, com quem bateu boca em plenário em diversas ocasiões.


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Policial penal diz ter recebido telefonema “ameaçador” de Calixto, que nega: “Quem sou eu para ameaçar?”

Os debates da audiência pública sobre valorização dos servidores da Segurança Pública do Acre realizada…

27/04/2024

Hoje Cosmetics lança loja virtual com mais de 22 mil produtos

Na noite desta sexta-feira, 26, a Hoje Cosmetics lançou sua plataforma de compras online. Com…

27/04/2024

Apito final não foi dado, e candidatura de Alysson parou

TODAS as notícias sobre alianças partidárias envolvendo PP-União Brasil e seus desfechos, não passaram até…

27/04/2024

Bahia x Grêmio: onde assistir ao vivo, horário e escalações

Bahia e Grêmio se enfrentam neste sábado, às 21h (horário de Brasília), na Arena Fonte…

27/04/2024

Morre o ator e dublador José Santa Cruz, aos 95 anos

Morreu nesta sexta-feira (26/4), o ator e dublador José Santa Cruz, aos 95 anos. O artista…

27/04/2024