Conecte-se agora

Ex-candidata à Presidência critica postura do governo Sebastião e manifesta apoio à greve

Publicado

em

A ex-deputada federal Luciana Genro, do PSOL, que concorreu ao cargo de presidente da República nas eleições de 2014, fez um vídeo em apoio à greve dos professores e técnicos em educação do Acre. Lucana criticou a postura mantida pelo governo e citou, além dos cortes de salários anunciados pelo governo, que o governo acreano paga um piso salarial menor que salário mínimo do Brasil.

“Os professores do estado do Acre estão em greve há quase dois meses porque estão há cinco anos sem nenhum reajuste salaria, e ainda, o piso dos funcionários de escola, é inferior ao salário mínimo. Diante da realidade, o governador [Sebastião Viana, do PT], ao invés de atender as reivindicações, está ameaçando demitir e cortar o ponto dos trabalhadores”, relata a política.

Ainda segundo Luciana, em nome dela, e do Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL, a líder da sigla manifesta apoio ao movimento grevista. “A gente quer, aqui, em nome do PSOL, a essa greve, a essa luta dos educadores do estado do Acre”, finaliza a ex-deputada gaúcha.

Acre

Rio Acre está quase 1,5 metro abaixo da média histórica em agosto

Publicado

em

As plataformas utilizadas pelo Governo do Estado para medir o nível dos rios registraram redução de nível na leitura da manhã desta segunda-feira, 1º de agosto, no Rio Acre em Rio Branco: o manancial começou o mês de agosto medindo 1,73 metro na capital.

Isso significa que o Rio Acre está 1,38 metro abaixo da média histórica para o dia 1º de agosto, que é 3,11 metros.

Em Brasiléia, o Rio Acre está medindo 1,43 metro. Não há leitura em Assis Brasil mas todas as demais plataformas registram vazante em relação às medições anteriores.

O maior acumulado de chuva no Estado do Acre neste 1º dia de agosto ocorreu em Santa Rosa do Purus, que registrou 6,0 milímetros de chuva.

Os dados são da Agência Nacional de Águas (ANA) e Serviço Geológico do Brasil, compilados pelo governo acreano.

Continuar lendo

Acre

Município de Feijó segue liderando ranking das queimadas no Acre

Publicado

em

Foram registrados 1.442 focos de queimadas segundo o satélite S-NPP, entre os dia 1 de janeiro e 31 de julho de 2022. Os números, até agora, são menores que igual período do ano passado. O satélite S-NPP é um dos que fornecem os dados utilizados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Povos Indígenas (Semapi) para análise de desmate e queima no Acre.

O município de Feijó registrou 13,38% desses focos, com total de 193 focos. Em seguida vem Tarauacá com 188 focos -ou 13,04% do total – e Rio Branco (9,9%) com 144 focos.

Feijó é o líder do ranking de incêndios em 2022 em todos os boletins fornecidos pelos satélites utilizado pela Semapi. Só em julho foram 125 focos naquele município.

A detecção de focos de queima é feita a partir de imagens captadas por satélites. Cada satélite, seja ele polar ou geoestacionário, possui um sensor óptico. Os sensores de satélites polares, utilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), são o AVHRR/3 dos NOAA-18, NOAA-19, METOP-B, MODIS dos NASA TERRA, AQUA, VIIRS do Suomi-NPP, NOAA-20 e os sensores dos satélites geoestacionários são o GOES-16, MSG-3.

Continuar lendo

Acre

Em dia de show, Acre confirma quase mil casos de Covid-19

Publicado

em

O estado do Acre registrou 984 novos casos de coronavírus nesta segunda-feira, 1 de agosto. O número de infectados notificados agora é de 144.921 em todo o estado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), nenhum óbito foi notificado nesta segunda, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.018 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 349. 921 notificações de contaminação pela doença, sendo que 205.737 casos foram descartados e 15 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 126.343 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 4 continuavam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS) e estão sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Continuar lendo

Acre

Petecão registra candidatura nesta terça e divulga Plano de Governo

Publicado

em

O candidato ao governo pela coligação “Com a Força do Povo”, Sérgio Petecão (PSD), fará nesta terça-feira (2), às 15h30, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o registro da candidatura junto à Justiça Eleitoral da chapa majoritária encabeçada por ele; o advogado João Tota Filho (PSD), candidato a vice-governador; e a deputada federal Vanda Milani (Pros), candidata ao Senado Federal.

O Plano de Governo, que será entregue pessoalmente pelos candidatos majoritários ao TRE, consiste em um documento de 55 páginas que estabelecem as diretrizes principais de governo, e as políticas públicas que o candidato pretende implementar no Acre, caso seja eleito. O material, que será juntado ao registro de candidatura, também será divulgado para consulta pública por meio da imprensa.

“Essa foi uma construção que começou seis meses atrás com muita gente envolvida. Hoje, nós apenas concretizamos um trabalho que me deixa muito orgulhoso. É um plano objetivo, possível de ser executado e que atende os anseios da população do Acre, porque foi feito ouvindo as pessoas”, explica Petecão.

O Plano de Governo do candidato Sérgio Petecão incluiu centenas de propostas colhidas ao longo das visitas que o candidato fez às 22 cidades do Acre nos últimos meses. Em todas as regiões do estado o candidato realizou o seminário com o tema “Construindo o Acre da Inclusão e das Oportunidades”.

Durante os eventos, em cada município visitado, os representantes da sociedade organizada, as lideranças comunitárias e o povo em geral puderam opinar sobre os problemas que enfrentam no dia a dia, e contribuir com a formulação de soluções que poderão ser implementadas na esfera do Poder Executivo estadual, caso o candidato seja eleito.

As principais diretrizes do Plano estão pautadas no estímulo ao desenvolvimento econômico, investimentos em infraestrutura, melhoria dos serviços públicos, políticas públicas voltadas ao bem estar social, e apoio a ciência e cultura. O candidato acompanhou pessoalmente o trabalho de compilação e formatação dos dados, executado por uma equipe de especialistas em gestão pública.

“O nosso governo só terá sentido se for um governo que atenda às demandas da sociedade, especialmente da população mais necessitada, que também será uma prioridade em nossas ações à frente do Poder Executivo”, finaliza Petecão.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!