Menu

Pesquisar
Close this search box.

Servidores da Justiça do Trabalho do Acre entram em greve após nove anos sem reajustes de salários

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os servidores da Justiça do Trabalho aderem, nesta segunda-feira (22), à greve nacional da categoria por reajuste salarial, somando-se aos seus colegas da Justiça Eleitoral e Federal. Segundo os manifestantes, o movimento busca a reposição de perdas salariais dos últimos nove anos, quando tiveram 15,8% de reajuste, contra um índice acumulado de inflação de quase 70%. A reivindicação é pela aprovação do plano de cargos e salários que prevê reajuste de 49% parcelado em 3 anos, o que recompõe uma parte das perdas salariais categoria, e também pela regulamentação de uma data-base. 


Com a adesão dos servidores do Acre, a greve nacional dos servidores do judiciário federal – a mais expressiva da história, e que já paralisa 80% dos tribunais superiores em  Brasília – alcança 25 estados da Federação, exceptuado apenas Tocantis, em que os servidores do judiciário se somarão ao movimento na terça-feira (23).

Anúncios


De acordo com o Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal em Rondônia e Justiça do Trabalho no Acre, SINDIJUFE-RO/AC, os grevistas manterão apenas 30% do efetivo dos servidores trabalhando para o atendimento de causas urgentes, em que haja risco de perecimento de direitos fundamentais, evitando, assim, prejuízos a população.


O projeto de lei que garante o reajuste deveria ter sido aprovado pelo plenário do Senado no dia 10 de junho, após ter passado em tramitação terminativa pelas comissões da Câmara e do Senado, mas teve a votação adiada para 30.06.15, às vésperas do recesso parlamentar, a pedido do  ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, que quer viabilizar, como parte da política de ajuste fiscal, um reajuste geral 9% para os três poderes da União, em duas parcelas de 4,5%, a serem implementadas em julho de 2016 e julho de 2017. De acordo com o mercado, a previsão é o que a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 2015 alcance 8,79%.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido