Menu

Escritores cruzeirenses criam Academia de Letras do Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A sexta-feira, 19, foi de iluminação do espírito para os escritores de Cruzeiro do Sul e de Mâncio Lima, que criaram a comissão provisória da Academia de Letras do Juruá, que englobará, ainda, os municípios de Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Guajará, no Amazonas.

Para Moisés Diniz, idealizador e articulador do projeto, a Academia de Letras do Juruá será uma academia regional e trabalhará em parceria com a Academia Acreana de Letras e outras academias de literatura.

Anúncio

“Como a academia juvenil, a dos poetas e a dos escritores evangélicos, a academia do Juruá será um abrigo para o espírito humano e sua energia civilizatória, uma porta para a juventude e suas angústias, uma fortaleza da literatura no interior do Acre”, afirmou Moisés.

A comissão eleita terá um prazo de trinta dias para elaborar uma proposta de estatuto, aonde constarão as regras de acesso, e convocará uma assembleia geral de escritores do Juruá.

“A Academia de Letras do Juruá vai apoiar os nossos escritores e incentivar a nossa juventude, que precisa substituir práticas indesejáveis pelas letras, pelo desenvolvimento do espírito”, explicou Beatriz Cameli, escritora e primeira-dama do Acre entre 1995 e 1998.

De acordo com Moisés Diniz a Academia de Letras do Juruá abrigará escritores indígenas, como o escritor ashaninka Isaac Pinhanta, criando um marco histórico na literatura amazônica.

O Acre abriga, atualmente, quatro academias de literatura, a Academia Acreana de Letras, a Academia dos Poetas Acreanos, a Academia Juvenil de Letras e a Academia de Escritores Evangélicos.

 

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.