Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governador Sebastião Viana participa de reunião sobre o clima em Barcelona, na Espanha

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador do Acre, Sebastião Viana, participa esta semana da reunião anual da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF), em Barcelona, Estado da Catalunha, na Espanha. O encontro começou hoje e termina na próxima quinta-feira, 18.


Também estão na comitiva dos governadores de Estads da Amazônia: Pedro Taques (Mato Grosso), Marcelo Miranda (Tocantins) e Simão Jatene (Pará). Outros países levarão seus governadores, entre eles, Indonésia, Peru, México e Nigéria.

Anúncios


A cerimônia inclui agendas fechadas com os governadores, seminário em que será apresentado o Plano de Ação Barcelona com cerimônia de assinaturas, além de avaliação dos trabalhos desde a Declaração de Rio Branco, documento produzido durante a reunião do GCF no Brasil, no ano passado.


Histórico do GCF


Em 2008, o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger organizou a primeira cúpula global do clima dos governadores. Neste evento foi assinado um Memorando de Intenções (MOU) entre Califórnia, Illinois, Wisconsin, Papua, Aceh, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso e Pará, fato este que definiu as bases para a criação do GCF. Desde a sua criação, o GCF cresceu em número de membros e tem se configurado um dos principais esforços atuais no que se refere a incorporar as políticas de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) com outras ações que reduzam as emissões de gases causadores do efeito estufa. Atualmente conta com 26 estados membros de 7 países.


Convenção de Paris


O resultado desta reunião será levado também para a COP 21 (Conferência das Partes, realizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) em Paris, que pretende estabelecer um novo acordo climático mundial, e será realizada entre o final de novembro de início de dezembro deste ano.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido