Menu

Vídeo mostra mulher dando à luz em recepção de maternidade do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mais uma notícia que envergonha a saúde pública de um estado governado por um médico. O vídeo que mostra o parto de Simone Santiago, a mulher que deu à luz na recepção da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, capital do Acre, está rodando o mundo. O portal UOL, um dos mais influentes do Brasil, também compartilhou a informação neste sábado, dia 25 de abril.


Contrariando a política de humanização da Saúde Pública, introduzida pela gestão do governador do estado, Sebastião Viana, do PT, as imagens foram registradas por uma mulher que acompanhou de perto o momento do nascimento.

Publicidade

Nas imagens, é possível ver a mulher deitada sobre as cadeiras da recepção, gritando e recebendo atendimento de duas profissionais da unidade. Outras duas mulheres, provavelmente acompanhantes da gestante, aparecem dando assistência a ela. Eles pedem que a gestante “confie em Deus”.


Segundo a direção da maternidade, Simone Santiago deu entrada na unidade às 6h já em trabalho de parto, apresentando cinco centímetros de dilatação.


“De acordo com o técnico em enfermagem Saib Mustafa, que atendeu a paciente, ela pediu para ir ao banheiro e quando retornou não havia mais tempo de levá-la à sala de parto, pois a criança já estava nascendo”, explicou a gerente geral da maternidade, Rossana de Oliveira, em nota encaminhada ao UOL.


Mesmo assim, as imagens não mostram nenhum profissional do sexo masculino prestando atendimento à mulher, exceto duas servidoras da unidade pública de saúde. O profissional e a maternidade tiveram as afirmações rebatidas pela mulher, que disse o seguinte à reportagem do ac24horas:


“Estava difícil esperar. Foi tudo muito rápido. As dores foram piorando, piorando e comecei a ter sangramento ainda na recepção. Minha tia começou a reclamar da demora no atendimento, mas eles mandaram eu ficar sentada, mas eu não conseguia sentar. Daí me deitei nas cadeiras e foi quando eu comecei a entrar em trabalho de parto ali mesmo”, disse.


VEJA O VÍDEO


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido