Menu

Sofrendo com as dores do parto, mulher dá a luz em cadeira na recepção da Maternidade Barbara Heliodora

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (9)Após uma série de denúncias envolvendo a morte de 29 recém-nascidos, possivelmente relacionadas a demora no atendimento e superlotação de leitos da Maternidade Bárbara Heliodora, uma grávida deu à luz nas cadeiras da recepção enquanto aguardava por atendimento nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (24).


A reportagem do ac24horas, após contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), obteve mais informações sobre o ocorrido e pode visitar a mãe. Em entrevista, Simone Santiago contou como se deu o nascimento da filha, Valentina, que estava prevista para nascer na primeira quinzena de maio.

Publicidade

LEIA MAIS: 29 crianças morreram em 60 dias na Maternidade de Rio Branco


Simone Santiago relatou que era por volta das 4h00 da madrugada desta sexta-feira, 24, quando começou a apresentar os primeiros sintomas e que por volta das 05h00 deu entrada na maternidade. Ela conta que precisou esperar por atendimento mais de uma hora.


“Pra mim pareceu uma eternidade porque sentia muitas dores. Estava difícil esperar. Ao mesmo tempo foi tudo muito rápido, daí as dores foram piorando, piorando e comecei a ter sangramento ainda na recepção. Minha tia começou a reclamar da demora no atendimento, mas eles mandaram eu ficar sentada, mas eu não conseguia sentar, daí me deitei nas cadeiras e foi quando eu comecei a entrar em trabalho de parto ali mesmo. Quando a minha filha nasceu era umas 06h20. O parto foi feito nas cadeiras mesmo, não tinha como eu levantar de lá. Ai depois foi que eu fui levada pra dentro numa cadeira”, conta.


Tentando encarar a situação com normalidade, Simone Santiago diz que não esperava passar por essa situação. Há alguns dias, ela decidiu sair da sua residência situada na zona rural do município de Capixaba para aguardar o nascimento da criança na casa de uma tia, em Rio Branco.


“Parece que a gente tava adivinhando. Minha tia com medo de alguma coisa acontecesse comigo, me trouxe para casa dela, pois lá onde moro é um local de difícil acesso. Eu tava com medo de vir ter meu bebê aqui porque a gente tem ouvido muita notícia ruim, de morte de criança e lotação, mas graças a Deus acabou dando tudo certo. O Senhor (Deus) não desampara os seus”, disse.


A direção da Maternidade Bárbara Heliodora afirmou, por meio da assessoria, que não houve qualquer ato de negligência e que situações assim são, de certa forma, comum para algumas gestantes, pois algumas têm o trabalho de parto acelerado em comparação as demais e citou o exemplo recente de uma jovem que deu à luz dentro de um veículo quando se deslocava até a unidade.


Segundo a direção, “a mãe chegou em trabalho de parto avançado, o que contribui para o ocorrido. A equipe médica da maternidade ofertou atendimento médico dentro do esperado, tanto que ambas estão bem e com boa saúde”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido