Na tarde desta terça-feira, em um campo sintético, localizado no Aterro do Flamengo, o técnico José Araújo, o Zezito fez os últimos ajustes na equipe que entra em campo nesta quarta-feira. O trabalho foi encerrado com um animado rachão.
Com a chegada de quatro reforços nos últimos dias, o técnico estrelado pretende mandar a campo a seguinte formação para encarar o Vasco da Gama: Filipe; Marquinhos, Martinez, Tyrone e Tiaguinho; Marzagão, Joel, Evandro Russo e Jeferson; Robinho e Alexandre Matão.
Uma das esperanças de gol para o Estrelão diz respeito ao atacante Alexandre Matão. O atleta nesta temporada disputou o Campeonato Gaúcho pelo São Paulo, assinalando três gols na temporada. Matão sabe da enorme responsabilidade de enfrentar um dos grandes clubes do futebol brasileiro. Segundo ele, a tarefa não será nada fácil, mas promete muito espirito de luta do campeão acreano para, quem sabe, conseguir a façanha de eliminar o Vasco da Gama em pleno São Januário.
Os números do AC na Copa BR
A Copa do Brasil entra este ano na sua 27ª edição. O futebol acreano esteve ausente apenas na sua primeira edição, em 1989. Conforme dados da reportagem de O Rio Branco, o Rio Branco FC é o clube acreano com maior número de apresentações dentro do torneio (18 participações), totalizando 41 jogos: 11 vitórias, 23 derrotas e sete empates. O retrospecto ainda aponta 32 gols pró e 73 contra, saldo negativo de 41 gols.
Além do Rio Branco FC, o Acre ainda esteve presente na competição com as equipes do AC Juventus, Independência, Adesg, Atlético Acreano, Vasco da Gama e Plácido de Castro.
Somando todas as participações de clubes acreanos nas edições de copas do Brasil, o futebol local soma 66 jogos, com 17 vitórias, 12 empates e 37 derrotas. Os clubes locais balançaram as redes adversárias por 57 vezes, mas acabaram levando 120 gols, acumulando um déficit de 63 gols.
Melhor campanha do AC
A melhor participação do futebol acreano dentro da Copa do Brasil ocorreu na temporada de 1997. O Rio Branco naquele ano acabou eliminando na primeira fase o Baré (RR) e, na fase seguinte, enfrentou o Goiás. No confronto de ida, no estádio José de Melo, vitória apertada do time acreano por 1 a 0, gol de Biro-Biro. No jogo da volta, o Rio Branco conseguiu a façanha de eliminar o Goiás, em Pleno Serra Dourada (GO), ao perder o jogo somente por 2 a 1. Na terceira fase, o time acreano enfrentou o Flamengo (RJ). No jogo ocorrido no Acre, vitória estrelada por 2 a 1, mas na partida de volta, realizada no Maracanã, após a expulsão do goleiro Waltemir, o time da Gávea enfiou 5 a 1.
Regulamento
Vasco e Rio Branco se enfrentam na quarta-feira, às 22h (de Brasília), em São Januário. O Gigante da Colina ganhou a ida por 2 a 1, na Arena da Floresta. O Cruz-Maltino passa com vitória ou empate. Avança até com derrota de 1 a 0. O Rio Branco tem de vencer por dois gols de diferença. Ou um gol a partir do 3 a 2. Se o time acreano ganhar por 2 a 1, a vaga será decidida nos pênaltis. O classificado pega o Cuiabá na segunda fase.
Transmissão
O confronto entre Vasco x Rio Branco-AC terá transmissão ao vivo pela TV Globo para nove estados, incluindo o Acre. Conforme divulgado no site do globoesporte.com, a partida será transmitida para os seguintes estados: RJ, ES, PI, PA (Santarém), AM, RO, AC, RR e AP (com Luís Roberto, Juninho Pernambucano e Renato Marsiglia) e SporTV 2 (com Jader Rocha e Ricardo Rocha).
A Rede Bandeirante também irá transmitir o confronto para diversas localidades, inclusive para o estado do Acre.
Vasco terá dois titulares: Martins Silva e Guiñazu
Na tarde da terça-feira (14), véspera da partida de volta contra o Rio Branco, pela Copa do Brasil, em São Januário, o técnico Doriva esboçou a equipe que entrará em campo contra o campeão acreano. Com exceção de Martín Silva e Guiñazu, o restante dos principais jogadores deve ficar fora do jogo.
Poupando novamente os titulares na última partida contra o Flamengo da atividade no campo, o treinador vascaíno contou com o reforço de Guiñazu durante o trabalho. Acompanhado do preparador Flávio Tênius, Martín Silva também realizou treinamento no campo da Colina histórica. Com isso, o Vasco deve ir a campo com a seguinte formação: Martin Silva, Nei, Anderson Salles, Douglas Silva, Lorran (Henrique), Guiñazu, Lucas, Jhon Cley, Bernardo, Rafael Silva e Thalles.
Ataque e defesa trabalharam também jogadas de bola aérea. Para completar a atividade desta tarde, alguns atletas treinaram cobranças de falta e pênalti, e outros, finalizações. O meia Marcinho subiu ao campo no fim do treinamento para realizar exercícios físicos.
Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…
Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…
Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…
O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…
A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…
Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…