Menu

Marcus Viana decreta situação de emergência por causa da cheia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Prefeito visita Taquari a noite (1)


O prefeito Marcus Viana decretou situação de emergência nas áreas afetadas pelas inundações atingidas pela enchente nos bairros do Triângulo Velho, Quinze, Bairros 06 de Agosto, Taquari, Invasão da 6 de Agosto, Base, Baixa Habitasa, Cadeia Velha, Adalberto Aragão, Triangulo Novo, Cidade Nova e Airton Senna, e nas comunidades rurais à jusante da Cidade de Rio Branco, como o Panorama, Liberdade, Boa Água, Bagaço, Comunidade da Extrema, Panorama Ribeirinho, Catuaba, Comunidade ribeirinha do Amapá, PA Colibri e Comunidade Oriente. Com isso, todos os órgãos da Prefeitura passam a estar diretamente envolvidos com o atendimento às famílias afligidas pela alagação do rio Acre e seus afluentes. A assinatura do decreto ocorrou na noite desta segunda-feira, 23.

Publicidade

O nível do rio Acre chegou a 15,45 metros às 6h da manhã desta terça-feira, fazendo com que, até aquele horário, 188 famílias tivessessem de ser removidas de suas casas e levadas para o abrigo público da Expoacre, juntas, inclusive, com seus pertences e animais domésticos. A Defesa Civil prevê que o nível do rio continuará subindo nas próximas horas.


O prefeito leva em conta também o alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais 299/2015 que indica risco muito alto de inundação para a cidade de Rio Branco, assim como as previsões do tempo para os próximos dias também indicam agravamento da situação em decorrência da continuidade das chuvas na região.


O decreto assinado por Viana leva em consideração várias situações, como as mais de 2.400 edificações atingidas pela cheia do conforme levantamento realizado pelo Departamento de Gestão da Informação da Prefeitura de Rio Branco. Em muitos casos, a estrutura dessas edificações (prédios residenciais e comerciais) estão seriamente abaladas pela incidência das chuvas e seus efeitos. Baseia-se também no grande acúmulo de chuvas na região, agravando ainda mais a situação das famílias que vivem nas áreas de abrangência do decreto.


Confira o decreto na integra


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido