Menu

Nazaré, Flora Valadares e Márcia Regina são As “Califas da Floresta”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Na política, desconfie dos que têm solução para tudo”. (Máxima do anedotário mineiro)


Califas da Floresta. É como estão sendo chamadas por alguns secretários as doces Nazaré Araújo, Flora Valadares e Márcia Regina, as comandantes do “comitê gestor financeiro da crise”. Enquanto o Estado Islâmico corta cabeças, o trio é cruel com os secretários, só que, com a tesoura afiada, cortando o mínimo centavo no pedido de repasses às secretarias. E não adianta choro e nem vela. Nesta batida ninguém vá se admirar se logo elas surgirem radiantes vestindo burcas da cor verde floresta.


Rainha do Egito da Fronteira
O dirigente da EMATER-ACRE, Idésio Frank, como dizem os colunistas sociais, “arrasou” no delicado bloco de carnaval de Brasiléia, “As Rolinhas do Coronel”, trajando um modelito longo com detalhes em pedrarias, lantejoulas, canutilhos dourados e com uma mini-máscara ao estilo advinha quem sou eu, que lhe rendeu o sugestivo nome para a sua fantasia: “Rainha do Egito”. Mas, tudo não passou de carnaval, não é Idésio?.


Conversa com Eládio cameli


Osmir Lima- O Gladson Cameli será candidato ao governo em 2018?


Eládio Cameli (pai do senador Gladson Cameli)- De maneira alguma, na política, o Gladson já chegou no seu ponto máximo, podem esquecer a história de disputar o governo em 2018.


Osmir Lima – Por qual motivo?


Eládio Cameli – Eu sei o que o meu irmão Orleir (ex-governador Orleir Cameli) sofreu no governo. Estava bem nos negócios empresariais e quando assumiu o governo só sofreu prejuízo. E na atual crise econômica o pior negócio é ser governador. O Gladson está fora. Não quero isso para ele.


Não perco a notícia
A conversa acima me foi relatada (resolvi publicar por não brigar com a notícia) pelo Osmir Lima, amigo da família Cameli e ex-chefe do gabinete civil do ex-governador Orleir Cameli. Posso até ver um amigo furioso comigo, mas não perco a notícia.


Liderança sem votos
A ânsia é dos jovens. Mas, na política isso não funciona. O Francineudo Costa (PV), que anda a procura de partidos para ser candidato a prefeito de Rio Branco deveria por seus pés no chão.


Política tem etapa
Quando você não tem uma máquina estatal a lhe apoiar, o caminho tem de ser por etapas. Francineudo perdeu para vereador e deputado. Para ser “líder” tem que primeiro se eleger.


Exatamente por isso
E foi exatamente por isso que o presidente do DEM, Tião Bocalon, e Márcio Bittar (PSDB), lhe negaram legenda para disputar a PMRB e o aconselharam a disputar vaga de vereador.


Distritão, neles!
O “Distritão” é a novidade da Reforma Política. Tem apoio dos grandes partidos. Acaba com as coligações proporcionais e estabelece que os deputados eleitos serão os mais votados. Justo.


Acredito que saia
Com o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) na presidência da Câmara Federal, pela sua independência, eu creio que a Reforma Política deverá sair, mesmo contra a vontade do PT.


Mesmo clichê
Perguntei a alguns colegas como foi o clima na Assembléia Legislativa nas minhas curtas férias. Respostas unânimes: “os mesmos clichês, esta legislatura não acrescentou nada de novo”.


Um tiro no pé
As “emendas impositivas não são boas para os parlamentares federais acreanos. E porque a medida obriga que metade seja destinada à Saúde. Ou seja, terão essas verbas carimbadas.


Muito simples
Como a maioria dos municípios acreanos é pequena, chegará a um curto prazo em que se esgotará o limite de aplicação na Saúde, o senador Sérgio Petecão (PSD) já fez este alerta.


Fórmula 1 e velocípedes
Tião Viana é um dos governadores mais corretos com quem já tratei profissionalmente. Mas, precisa corrigir um ponto fora da curva: anda de Fórmula 1 e os secretários de velocípedes.


Explica-se o comentário
Acontece que Tião Viana faz um acordo com aliados e alguns secretários não cumprem. E pelo acúmulo de trabalho, ele pensa que foi cumprido. Reclamações chovem neste sentido. E lhe sobram desgastes.


Caminho errado
A deputada Leila Galvão (PT) errou o caminho ao procurar se blindar na SECOM do governo. A sua blindagem só se dará se for uma boa parlamentar. Fora isso, minha cara, o malho come. Nem todos os jornalistas, entre os quais me incluo, pergunta ao governo antes de publicar uma notícia.


Vamos cessar o folclore
Nem o senador Gladson Cameli (PP) voltará à FPA e nem os dirigentes da FPA querem a sua volta. Motivo simples: não há lugar para sua ambição na FPA e se ele aderir se acaba na política.


Não diferiu nada
Não mudou nada na nova oposição na Assembléia Legislativa que se possa antever que superará a bancada da legislatura passada. É sempre o mesmo arroz e feijão sem sal.


Revolta de 1º de Abril
Diverti-me com alguns colegas da imprensa antevendo que o PRB e PSDC podiam romper com o governo. Foi ganharem cargos e se calarem. Sempre disse ser esta uma Revolta de 1° de Abril.


Recuso a publicar
É por isso que me recuso a acreditar e a publicar quando sou procurado por dirigentes dos pequenos partidos dizendo que vão romper com o governo, sem mamar morrem de inanição.


Amén e sim senhor
E estão aí os ontem zangados dirigentes do PSDC e o PMRB, cantando e brincando de roda com o PT: ciranda/cirandinha/vamos todos cirandar/vamos dar a meia volta/volta e meia vamos dar…..


Fora da política
O ex-prefeito de Feijó, Dindim, simplesmente não quer mais ouvir falar de política, embora continue filiado ao PSDB. Pouco para quem dizia que um dia seria governador do Acre.


Falência dos partidos
Com tantos escândalos não podia dar outra: pesquisa da DATA-FOLHA mostrou que 71% dos entrevistados na última pesquisa não acreditam mais nos partidos políticos.


Continuar mamando, ora!
Propaganda do PMDB vem com a seguinte mensagem na televisão: “Dia 26 o PMDB dirá o que vai fazer”. Sem mistério nenhum. Dirá que quer continuar mamando no governo da Dilma.


Torrou a paciência
Membros da comitiva do governo que foram á Brasiléia com Tião Viana no último domingo ver de perto a situação dos desabrigados voltaram reclamando da deputada Leila Galvão (PT), que fez um discurso chato, repetitivo (como sempre) e o pior de tudo, mais longo do que cantiga de grilo. Torrou a paciência dos presentes.


Nem pintado de ouro
Perguntei ontem a um secretário do círculo fechado do poder se havia a possibilidade do prefeito André Hassem (PSDB) se bandear para a FPA. “Nem pintado de ouro”, respondeu.


Apagado até o momento
O deputado Lourival Marques (PT) fez uma gestão que se não foi um primor também não foi fraca na SEAPROF. Já o atual secretário Nil Figueiredo está completamente apagado no cargo.


Não pode mais ficar
Brasiléia está quase toda debaixo da água. Repete-se a mesma cena acontecida ano passado. É hora de começar a se pensar em mudar a localização da cidade, porque o rio Acre ninguém vai segurar.


Prefeito de acrelândia
Fosse Tião Bocalon (DEM) inteligente sairia candidato a prefeito de Acrelândia, que continua sendo seu reduto forte, no próximo ano. Disputar a PMRB seria uma tremenda burrice.


Ano de crise
Um amigo da área econômica do governo me disse ontem que a crise econômica no governo não é grave, mas “gravíssima” e não existe nenhuma mágica a ser feita e resta apertar ainda mais o cinto.


Ato de burrice
O ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) vai cometer um ato de burrice se sair candidato a prefeito da Capital. Se ganhar, tudo bem, mas se não ganhar estará liquidando a sua chance de ser candidato ao Senado em 2018. Uma coisa está conectada com a outra.


Bota o petecão
O senador Sérgio Petecão (PSD) não diz que continua com mesma popularidade de quando se elegeu, não se acha a última bolacha do pacote, aí está uma boa bucha de canhão para a oposição colocar para disputar a PMRB no próximo ano. Se é para perder, então chama o Petecão que ele está de plantão, Márcio!


Assalto a mão armada
Caso aconteça mais um aumento da gasolina esta semana não haverá outra denominação a se dizer que é um assalto, não interessa se é fruto da política econômica da Dilma.


Falando nisso
E falando nisso o Sindicato dos Taxistas vai apresentar ao prefeito Marcus Alexandre uma nova tarifa para a bandeirada, passando dos atuais 3.50 para 4.50 na largada. Continuando no assunto taxista, vim no sábado do nordeste, peguei vários táxis e só ouvi dos motoristas ataques duros, impublicáveis à presidente Dilma, que vive seu pior inferno astral.


Caminho certo
O deputado federal Léo Brito (PT) está no caminho certo ao estar mais presente no Estado reforçando a aliança com as suas bases. Tem de se assim. Se esconder-se em Brasília não cresce.


Evangelho à parte
O deputado federal Alan Rick (PRB) não tinha destinado um centavo de emendas á PMRB. Destinou míseros 300 mil reais após telefonema do prefeito Marcus Alexandre. Isso mostra que a coisa funciona, mas ou menos assim na Igreja Batista do Bosque: irmãos em Cristo, nem tanto, o que vale é a Lei do Murici, cada um que cuide de si. Explica-se: o prefeito Marcus Alexandre e o Alan Rick freqüentam a mesma igreja. Dizem que nesta geléia evangélica tem o dedo do indecifrável Pastor Agustinho, que estaria querendo mais espaço político na PMRB e até indicar o vice na chapa da FPA para a PMRB no próximo ano. O Pastor Agustinho lembra a Lenda Esfinge: decifra-me ou te devoro.


As opiniões expressadas em Colunas e Blogs não refletem necessariamente a opinião do Jornal. Todo conteúdo é de inteira responsabilidade de seus autores. Este conteúdo é publicado e autenticado diretamente por Luis Carlos Moreira Jorge. Para falar com o blog do Crica o e-mail – lulajorge@hotmail.com

Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.