Menu

Mestre Fuba: O rei do carnaval da Paraíba que leva a política a sério

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

10872798_10152736748613107_5586815048721032934_o


Parece incompatível a folia e a política séria, mas não é. Em João Pessoa, o vereador Flávio Eduardo (PT), conhecido popularmente como Mestre Fuba, de 58 anos, fez do carnaval a sua principal bandeira política. Quando fundou o Bloco das Muriçocas do Miramar, há 29 anos, Fuba conseguiu ressuscitar a folia de rua na Capital da Paraíba. No rastro das Muriçocas, surgiram mais de 200 blocos na cidade que atualmente fazem a alegria da população em diversos bairros.

Publicidade

“O Carnaval não é só folia. Os blocos conseguiram reunir as comunidades dos bairros centrais, litorâneos e  periféricos em torno da organização de temas culturais. As comunidades se reúnem e acabam debatendo também os problemas que vivem no seu cotidiano. Portanto,  questões serias como educação, saneamento básico, saúde, entre outros, acabam sendo inseridos com bom humor nas letras dos hinos dos blocos e até mesmo nas alegorias. Isso desperta às autoridades para a solução dos problemas que são expostos através do carnaval,” afirmou Mestre Fuba.


Carnaval: gerador de emprego e renda
Todo o movimento desencadeado pelo vereador carnavalesco foi pensado estrategicamente para resgatar a autoestima cultural dos paraibanos da capital. “O povo de João Pessoa sempre prestigiou mais o carnaval de Recife que fica a apenas 120 quilômetros. Por isso, criamos o Bloco das Muriçocas justamente pra sair nas prévias carnavalescas, que batizamos de Quarta-Feira de Fogo. Se tem a Quarta-Feira de Cinzas, a quarta-feira anterior virou a de Fogo que gera as Cinzas. Todo mundo brinca e se fantasia à vontade sem violência e depois pode ir passar o carnaval em outras capitais do Nordeste ou descansando em alguma praia,” explicou o vereador.


Mas as prévias carnavalescas paraibanas que já são consideradas as melhores do Brasil  acabou também por criar uma economia informal. “As Muriçocas arrastam 500 mil pessoas pela avenida Epitácio Pessoa até a Praia de Tambaú. Segundo um estudo feito pelo SEBRAE, em 2010, todo esse movimento carnavalesco de João Pessoa movimenta R$ 72 milhões entre hotéis, restaurantes, táxis, ambulantes e o mercado informal. Muita gente humilde tira o seus sustento para o ano inteiro desse nosso movimento batizado de ‘Folia de Rua’. A alegria acaba sendo um instrumento para a prosperidade de muita gente,” comemora Fuba.


2015: Mais um show das Muriçocas na Quarta-Feira de Fogo


[doptg id=”24″]


Com sete trios elétricos e vários grupos de cultura popular as Muriçocas do Miramar, mais uma vez, arrastou uma multidão pelas ruas de João Pessoa. A cada ano o bloco traz um convidado especial. Este ano, a atração foi Alceu Valença que juntamente com Fuba embalou com o frevo o povo de João Pessoa. Uma alegria contagiante que se estendeu até a madrugada.


“Só lamento que depois que assumiu o Governo da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), retirou o apoio financeiro do Folia de Rua. Mas por outro lado, o prefeito Luciano Cartaxo (PT), bancou a festa por entender a importância cultural para a nossa gente dessas manifestações que se espalham por toda João Pessoa. Mesmo com um orçamento reduzido realizamos a festa. E como se pode comprovar, sem violência. O carnaval acontece no coração das pessoas que podem se expressar livremente através das suas fantasias e dos seus protestos bem humorados. Entendo que é um momento político delicado no Brasil. Mas o carnaval é uma forma do povo manifestar o que sente, seja bom ou ruim. Nenhuma redução de orçamento ou falta de apoio das autoridades poderá tirar o brilho daquilo que os pessoenses já consagraram,” ressalta Mestre Fuba.


Além de vereador e carnavalesco, Mestre Fuba é também escritor e um compositor consagrado. Várias das suas canções já foram gravadas por grandes nomes da MPB como Elba Ramalho, Zé Ramalho, Renata Arruda, Lenine, Jarbas Marins entre muitos outros. Mas Fuba costuma brincar que o seu maior orgulho é ter conseguido criar um feriado em João Pessoa, no dia seguinte do bloco e, a aprazível Praça das Muriçocas, no bairro de Miramar, coração da cidade.


Terminada a folia o vereador Fuba veste de novo a fantasia de paletó e gravata para na quarta-feira de cinzas retomar os seus trabalhos na Câmara Municipal de João Pessoa. Fuba tem realizado um mandato direcionado principalmente para questões de meio ambiente, educação e revitalização de espaços culturais. Em breve, com o apoio do prefeito Luciano Cartaxo, irá reviver o Projeto Seis e Meia de valorização dos músicos e compositores paraibanos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido