Menu

Debates para revisão do Plano Diretor de Rio Branco inicia na 3ª

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Rio Branco começa nesta terça-feira, 10, às 9h, no auditório da Federação do Comércio do Estado do Acre (FECOMÉRCIO), a série de debates para revisão do Plano Diretor da Capital.  O Plano Diretor, segundo definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o Instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados.


O evento será aberto pelo prefeito Marcus Viana com o mote ´a cidade que queremos para os próximos 20 anos´. Assim os trabalhos devem evidenciar quatro eixos: desenvolvimento sustentável, infraestrutura, desenvolvimento social e moradia digna, todos com seus sub-eixos.  “A cidade que queremos, que sonhamos, é fruto dos nossos esforços. O Plano Diretor é o maior instrumento de planejamento urbano e desenvolvimento de uma cidade, através do qual identificamos os maiores desafios, projetamos as soluções e implementamos com base em critérios e parâmetros sustentáveis”, observa o prefeito.

Publicidade

O Plano Diretor de Rio Branco completa 10 anos em 2015. Durante esse tempo muita coisa mudou, a cidade cresceu e se modernizou recebendo novos investimentos públicos e privados. Em 2005, ano inicial das discussões do plano atual, por exemplo, circulavam na cidade 56 mil veículos. “Atualmente temos mais de 146 mil”, lembra Viana. Esse fenômeno se aliou ao crescimento físico da cidade e o adensamento populacional é outro aspecto que será devidamente qualificado no processo. O Plano Diretor pode também ser definido como o complexo de normas legais e diretrizes técnicas para o desenvolvimento global e constante do município, sob os aspectos físico, social, econômico e administrativo, desejado pela comunidade local.


“Diante disso, o Plano Diretor de Rio Branco passará por uma ampla revisão e atualização, com extenso processo de discussão e participação popular, onde vamos planejar ações e medidas a serem implementadas na política de desenvolvimento urbano da nossa cidade para as próximas gerações”, conclui o prefeito.


Toda a sociedade de Rio Branco participa do processo


Por isso, a série de debates proposta pela Prefeitura conta com vários segmentos envolvidos, especialmente comunitários, agentes públicos, sindicatos, empresários, profissionais regulamentados, instituições de ensino e outros.


Em 2005, Rio Branco possuía pouco mais de 300 mil habitantes, hoje esse número é superior a 360 mil. Desde então, dezenas de novos bairros e conjuntos foram incorporados à zona urbana, o que requer soluções no ordenamento territorial com base no desenvolvimento econômico e sustentável da cidade.


Rio Branco recebeu, na última década, importantes investimentos que contribuíram para uma significativa melhora da sua infraestrutura. Nesse contexto, o prefeito destaca dois deles, os quais provocaram mudanças estruturais no espaço urbano: a Cidade do Povo, o maior empreendimento habitacional já construído pelo Governo do Acre, que já recebeu mais de 2.000 famílias removidas de áreas de risco de Rio Branco.


SERVIÇO


O site da prefeitura de Rio Branco terá espaço para receber novas informações e contribuições ao novo Plano Diretor de Rio Branco. Interessados em participar podem enviar email para o endereçoplanodiretor.riobranco@ac.gov.br


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido