Um bueiro de uma galeria localizada na entrada do bairro Aeroporto Velho, em Rio Branco, vem atraindo moradores das demais regiões adjacentes para a pesca de peixes que migram em período de piracema do rio Acre. Sem se incomodar com o mau cheiro ou o local da pescaria, os populares se divertem pescando o famoso Mandim.
Um vídeo gravado por curiosos neste final de semana registra toda a ação dos pescadores para capturar o pescado. O que mais chama atenção é que os moradores usam de diversas artimanhas para a captura dos peixes para seu próprio consumo. Eles entram na égua poluída sem nenhuma precaução e usam de peneiras, tarrafas, baldes ou as próprias mãos para a pescar.
Perguntado se tem coragem de consumir os peixes, o pescador amador que aparece no vídeo capturando-os com as próprias mãos e com o saco já repleto de peixes diz: ” isso aqui depois de uma fervida resolve”.
A prática é muito comum e acontece todos os anos entre os períodos de outubro à março quando os peixes entram no período de Piracema (período de reprodução dos peixes).
Fatores como temperatura, enxurradas causadas por chuvas que aumentam o nível da água, e a ampliação da quantidade de horas de luz por dia, estimulam a reprodução desses peixes nessas localidades.
O córrego da galeria desagua nas águas do Rio Acre, o que explica a aparição dos peixes. Eles migram para o período de reprodução e nadam contra a correnteza até achar um local apropriado para desovar.