Menu

Moradores do Aeroporto Velho pescam mandim em esgoto a céu aberto

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um bueiro de uma galeria localizada na entrada do bairro Aeroporto Velho, em Rio Branco, vem atraindo moradores das demais regiões adjacentes para a pesca de peixes que migram em período de piracema do rio Acre. Sem se incomodar com o mau cheiro ou o local da pescaria, os populares se divertem pescando o famoso Mandim.


Um vídeo gravado por curiosos neste final de semana registra toda a ação  dos pescadores para capturar o pescado. O que mais chama atenção é que os moradores usam de diversas artimanhas para a captura dos peixes para seu próprio consumo. Eles entram na égua poluída sem nenhuma precaução e usam de peneiras,  tarrafas,  baldes ou as próprias mãos para a pescar.

Publicidade

Perguntado se tem coragem de consumir os peixes,  o pescador amador que aparece no vídeo capturando-os  com as próprias mãos e com o saco já repleto de peixes diz: ” isso aqui depois de uma fervida resolve”.


A prática é  muito comum e acontece todos os anos entre os períodos de outubro à março  quando os peixes entram no período de Piracema (período de reprodução dos peixes).


Fatores como temperatura, enxurradas causadas por chuvas que aumentam o nível da água, e a ampliação da quantidade de horas de luz por dia, estimulam a reprodução desses peixes nessas localidades.


O córrego da galeria desagua nas águas do Rio Acre, o que explica a aparição dos peixes.  Eles migram para o período de reprodução e nadam contra a correnteza até achar um local apropriado para desovar.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido