Menu

Matrículas do Projovem Urbano seguem abertas até março para jovens de 18 a 29 anos no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Já estão abertas e seguem até março, as matrículas do Projovem 2015. O público alvo são jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e não concluíram o ensino fundamental, o objetivo é matricular 1200 jovens. As matrículas podem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, da Sobral e do Tancredo Neves, nas escolas Mário de Oliveira, Lourenço Filho, Serafim Salgado, Terminal Urbano e Coordenação do Projovem Urbano, na Av. Getúlio Vargas, 2061 – Bosque.


Pode matricular-se no Projovem Urbano o jovem que, não tenha concluído o ensino fundamental, tenha entre 18 e 29 anos no ato da matrícula, saiba ler e escrever (para os que não comprovarem a escolaridade, poderá realizar o Teste de Proficiência). Os interessados devem, apresentar Carteira de Identidade, original e cópia, comprovante de residência, original e cópia, histórico Escolar ou Teste de Proficiência e CPF.

Publicidade

Os alunos do Projovem vão receber auxílio financeiro de R$ 100,00 (cem reais), durante 20 meses para que possam atender as condicionalidades do Programa: como a frequência de 75% das aulas no mês, entrega de 75% dos trabalhos obrigatórios do mês. O auxílio financeiro será pago por meio de cartão magnético, que será concedido ao jovem mediante localização de Número de Identificação Social – NIS, pelo Banco do Brasil. Os alunos terão ainda merenda escolar todos os dias, educador para o acolhimento dos filhos dos jovens que frequentam o Programa, certificação aos jovens concludentes no ensino fundamental, qualificação profissional inicial e informática básica.


O Projovem Urbano foi implantado pelo governo federal em parceria com estados e municípios e é um programa educativo que integra o Ensino Fundamental – com o objetivo de propiciar elevação da escolaridade –, a Educação Profissional – com ênfase no trabalho como princípio educativo – e a Participação Social e Cidadã – como uma das vias de fortalecimento e participação dos jovens em ações coletivas e de interesse público.


A coordenadora do Projovem na secretaria Municipal de Educação (SEME), Lídia Diógenes, explica que o programa prevê “o reposicionamento dos jovens – cidadãos de direito – diante das dinâmicas de inclusão e exclusão, presentes no cotidiano da juventude, que se referem às questões de ocupação do espaço urbano, ao processo de organização e iniciação ao mundo do trabalho, às repercussões da ciência e tecnologia na vida do jovem e ao acesso às novas tecnologias”.


Para divulgar o projeto e fazer as matrícula, foi criado o Projeto de Matrículas Jovens Acreditando na Inclusão, que será desenvolvido com o pessoal de Apoio de Matrícula, selecionado por meio do Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária – Edital nº 10/2014, no período de janeiro a 10 março de 2015.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido