Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mano inaugura escola na comunidade Granja, no rio Caeté

SAM_7756


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), inaugurou no começo da tarde de sábado passado a nova escola da comunidade Granja, localizada no alto rio Caeté. A cerimônia de inauguração contou ainda com a presença do vereador Gilberto Lira (PR), presidente da Câmara Municipal, secretária de educação, Wanda Motta, secretária de cidadania, Simone Matos, Jairo Cassiano (secretário de articulação institucional), Adevaldo Rodrigues, o Dé (secretário de produção), professor Altemir Lira, chefe do ICMbio, Tiago Juruá, além de dezenas de moradores da Granja e comunidades vizinhas.


A Prefeitura de Sena Madureira conseguiu acessar recursos junto ao Governo Federal, possibilitando a construção da escola em alvenaria – um sonho da comunidade que há vários anos vinha sendo alimentado e que tornou-se realidade na administração do prefeito Mano Rufino.

Anúncios


“Quando as aulas começaram aqui na comunidade a escola funcionava em uma casa de palha”, relata professor


O professor Lázaro de Moura trabalha na escola da Granja há mais de 20 anos. Ao utilizar a palavra durante a inauguração, ele relatou que as dificuldades foram grandes ao longo de todo esse tempo. “Quando as aulas começaram aqui na nossa comunidade, a escola funcionava em uma casa de palha, em condições extremamente precárias. Passamos por muitas dificuldades”, mencionou.


Ele ressaltou também a alegria da comunidade em poder receber a nova escola que passa a oferecer um espaço mais amplo, propício para os estudantes. “Esse é um sonho de vários anos que hoje está se tornando realidade. Agradecemos primeiramente a Deus e a toda equipe do prefeito Mano Rufino por essa conquista. Agora, os nossos alunos têm um espaço digno para estudar”, complementou.


Prefeito Mano Rufino: “Essa é a quinta escola em alvenaria que está sendo inaugurada na Zona Rural. Trata-se de uma grande conquista”


Demonstrando muita felicidade em face da conclusão e entrega da obra, o prefeito Mano Rufino (PR), ressaltou que a escola da Granja é a quinta unidade de ensino construída em alvenaria na zona rural que está sendo entregue à comunidade. Rufino ressaltou que a educação transforma a vida das pessoas, por isso, os investimentos nessa área são fundamentais. “Depois de 110 anos de fundação, o município de Sena Madureira começa a contar com escolas em alvenaria na zona rural. Aqui na comunidade Granja, em particular, muitos foram os desafios para transportar os materiais, mas graças a Deus, superamos esses desafios e hoje estamos realizando o sonho da comunidade. Que todos possam cuidar bem dessa nova escola. Sabemos que a educação muda a vida das pessoas, por isso, continuaremos buscando os investimentos para a área educacional”, ressaltou.


O vereador Gilberto Lira (PR), presidente da Câmara Municipal, manifestou contentamento mediante a entrega da obra. “Esse é um momento ímpar na minha vida. Eu que nasci aqui bem próximo, tive a oportunidade de começar os estudos nessa região me sinto muito feliz em participar da entrega de uma obra tão importante para a comunidade. Parabéns ao prefeito Mano Rufino e a toda sua equipe”, comentou.


Atuando em parceria com o município e com a comunidade, o Instituto Chico Mendes para Preservação da Biodiversidade (ICMbio), realizou no ato da inauguração a doação de um gerador de energia para a referida escola. O chefe do ICMbio em Sena Madureira, Tiago Juruá, considerou o benefício importante para os moradores. “Como se trata de uma área distante, a escola não tem energia elétrica. Notamos que já existe uma estrutura aqui com lâmpadas, tomadas, mas faltava o gerador de energia e o ICMbio está fazendo hoje a entrega desse gerador de energia para beneficiar a comunidade. A obra realmente ficou de qualidade e deverá atender os alunos por vários anos”, relatou.


Homenagem


Seguindo orientação do prefeito Mano Rufino, a escola da comunidade Granja passará a ser chamada Francisca Siqueira de Moura. Dona Francisca que faleceu há alguns anos atrás era esposa do senhor Chico Abílio – um dos moradores mais antigos do rio Caeté. Com a homenagem, ela deixa seu nome eternizado na história da comunidade Granja.


A cerimônia de inauguração foi finalizada com um apetitoso almoço servido para todos os moradores presentes.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido