Categories: Destaque Direita Notícias

OAB volta a repudiar ação da PM na prisão de advogado

Por
Da redação ac24horas

A Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre, voltou a se manifestar no início da noite de ontem (3) sobre à prisão do advogado Raimundo Ildefonso de Almeida, ocorrida na cidade de Cruzeiro do Sul, no último dia 15. De acordo a nota, o advogado foi vitima de abuso de autoridade.


NOTA DE REPÚDIO


A COMISSÃO DE DEFESA, ASSISTÊNCIA E PRERROGATIVAS DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – SECCIONAL ACRE, em atenção à prisão do advogado Dr. RAIMUNDO ILDEFONSO DE ALMEIDA ocorrida na cidade de Cruzeiro do Sul no dia 15 de novembro de 2014, vem a público manifestar o seu REPÚDIO à ação praticada pela Policia Militar, nos seguintes termos.


No dia dos fatos, conforme amplamente divulgado pela imprensa, o advogado foi vítima do crime de ABUSO DE AUTORIDADE praticado pelos membros da guarnição da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, tendo como prova a embasar sua acusação um laudo de exame de corpo de delito que dá conta da existência de lesões.


O uso da força policial legitima-se unicamente para o bem da coletividade, para a garantia da ordem e segurança pública, e esta sempre deve ser usada de forma razoável, proporcional e necessária às situações que demandam intervenções deste jaez.


Atualmente, vige-se o império da Lei em um Estado Democrático de Direito e, neste, todos os membros da sociedade, incluindo às autoridades, estão sujeitos às penalidades impostas pelo descumprimento desta.


O abuso de autoridade está previsto na Lei nº 4.898/65, e sujeita os seus autores às sanções: ADMINISTRATIVA (cuja pena mínima é a advertência e a máxima é a demissão), a bem do serviço público; CIVIL, com a indenização por perdas e danos; e PENAL, consistente em multa, detenção por dez dias a seis meses e perda do cargo e a inabilitação para o exercício de qualquer outra função pública por prazo até três anos.


A violência e o exagero, praticados por um representante do Estado, incute em todos os cidadãos acreanos a sensação de medo e de insegurança jurídica.


Por todos esses motivos, a COMISSÃO DE DEFESA, ASSISTÊNCIA E PRERROGATIVAS OAB/AC reconhece sempre os relevantes serviços prestados pela Polícia Militar, porém, como defensora intransigente da dignidade dos advogados, não ficará em silêncio diante de atitudes abusivas e autoritárias praticadas por militares.


Destaque-se, por último, que esta comissão prestará a necessária assistência ao Dr. RAIMUNDO ILDEFONSO DE ALMEIDA e defenderá os seus direitos em qualquer procedimento instaurado contra si relacionado ao presente caso, inclusive com a pertinente representação pelo crime de abuso de autoridade perante o órgão do Ministério Público.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Acre 01

Ataque a tiros deixa monitorado ferido no centro de Rio Branco

Um ataque a tiros deixou João Vitor de Lima Machado, de 24 anos, gravemente ferido…

09/01/2025
  • Acre 01

Após captação de órgãos, velório da esposa de Fernando Melo ocorre nesta sexta (10)

A família da assistente social Esmeralda Melo, 51 anos, que morreu vítima de um AVC…

09/01/2025
  • Acre 01

Policial penal é condenado a 30 anos de prisão por estuprar criança no Acre

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria Cível da…

09/01/2025
  • Destaque 1

Primeira fase de obra da nova Câmara de Rio Branco deve ser entregue até março

As obras de construção do novo prédio do Legislativo Municipal em Rio Branco estão com…

09/01/2025
  • Eventos

Iniciativa fortalece empreendedorismo feminino no interior do Acre

Com o objetivo de promover um ambiente propicio para negócios e fomentar o empreendedorismo feminino,…

09/01/2025
  • Acre 01

Mailza Assis reforça compromissos na saúde durante visita à Sesacre

Na manhã desta quinta-feira, 9, a governadora em exercício do Acre, Mailza Assis, visitou a…

09/01/2025