Menu

Rondônia pode ganhar Batalhão da Força Nacional para atender estados da região norte

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Falta apenas um detalhe burocrático para que Rondônia seja escolhid como o estado da região norte onde será construído o Batalhão da Força Nacional para atender os estados da Amazônia.

A informação foi repassada nesta quinta-feira (13) pelo coronel Fernando Luiz Brum Prettz, comandante geral da PM no estado, durante solenidade com a secretaria nacional de segurança pública, Regina Miki, em Porto Velho.

Anúncio

O comandante disse que o pedido para instalação do Batalhão em Rondônia foi protocolado no mês de agosto junto ao Ministério da Justiça, e embasado em alguns fatores que credenciam o estado para receber a unidade.

Prettz lembrou que a localização geográfica de Rondônia ajuda na escolha, uma vez que o estado fica entre o Acre e o Amazonas, o que diminuiria o tempo de resposta em caso de uma situação de emergência. Ele ainda observou que a existência de dezesseis área indígenas no estado e as obras das usinas do madeira, aumentam a possibilidade do surgimento de conflitos, por isso a necessidade da instalação permanente da Força Nacional na região.

Ele também disse que proporcionalmente, Rondônia é o estado que mais cede policiais para a FN, fator que para ele, também deve ser levado em conta pelo governo federal.

“ Hoje temos quarenta e oito homens destacados para Força. Temos mais de 1.300 km de fronteira com a Bolívia, e nosso efetivo infelizmente não é capaz de suprir a demanda. Com um Batalhão instalado aqui, poderíamos diminuir o tempo de resposta para situações que possam surgir no Acre, no Amazonas e em outras regiões”, justificou o coronel.

Hoje, a PM de Rondônia conta com um efetivo de 5.128 homens para atuarem nas cinquenta e duas cidades do estado.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.