Categories: Cotidiano Notícias

ONU quer ser mais conhecida no Brasil, diz pesquisa

Published by
Jairo Carioca

Uma pesquisa divulgada hoje (12) pela representação da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil mostra que 74% dos brasileiros conhecem ou ouviram falar do organismo internacional, e 65% avaliam sua atuação como positiva ou muito positiva.


Feita pelo Ibope com 2002 entrevistados, com margem de erro de 2% e nível de confiança de 95%, a pesquisa é a primeira patrocinada pela representação para saber o nível de conhecimento ONU entre os brasileiros.


No grupo dos que declararam conhecer a ONU, 22% avaliaram sua atuação como positiva, 43% como muito positiva e 2% consideram negativa. O percentual de 33% que não souberam avaliar ou preferiram não responder indica que parte considerável da população não tem informações sobre a mais influente organização internacional.


A conclusão é corroborada pelo fato de 36% dos entrevistados não saberem ou não quererem responder sobre as áreas de atuação da ONU, mesmo com a apresentação das opções ajuda humanitária, manutenção da paz, desenvolvimento, conselho de segurança e outros, podendo ser marcada mais de uma área de atuação.


Ajuda humanitária foi assinalada por 42% dos entrevistados, enquanto manutenção da paz por 39%, e conselho de segurança por 20%. Desenvolvimento, que abrange campanhas de vacinação e convênios com órgãos públicos, principal área das agências da ONU no Brasil, foi marcada por 21%.


O diretor do Centro de Informação da ONU para o Brasil, Giancarlo Summa, disse à Agência Brasil que a organização é associada aos grandes temas humanitários, como campos de refugiados e combate ao ebola. No Brasil, no entanto, suas atividades vem desde o fim da década de 1940, e foram se modificando ao longo do tempo.


“Hoje, temos uma atuação em muitos estados, associados a órgãos do governo, em coisas muito diferentes, que vão do apoio aos refugiados que estão no Brasil a vacinas, empoderamento de mulheres, luta contra a violência, luta contra homofobia, programas ambientais, saúde indígena, e por aí vai”, explicou.


Duas ferramentas para ampliar o conhecimento da população sobre o trabalho da ONU foram lançadas hoje. A primeira é um portal informativo, a maior fonte de informação sobre a organização, em português. A segunda é o aplicativo que permite acesso às informações por meio de telefones com acesso à internet.


 


Share
Published by
Jairo Carioca

Recent Posts

Som e Louvor fecha programação da Marcha Para Jesus com 25 mil pessoas

A Marcha Para Jesus em Rio Branco teve o seu ponto alto na apresentação da…

11/05/2024

Com boné do Bolsonaro, Mailza recebe orações no palco da Marcha Para Jesus

A vice-governadora do Acre Mailza Assis fez sua primeira reaparição pública após um período de…

11/05/2024

Moradora de rua é ferida com golpe de faca no pescoço enquanto dormia

Uma mulher trans, de 30 anos, moradora em situação de rua, foi ferida com um…

11/05/2024

Pastor Gemil Júnior e banda Servos e Luz fazem apresentação na Arena da Floresta

O pastor Gemil Júnior e o ministério Servos e Luz, da Igreja Batista do Bosque,…

11/05/2024

Pastor Celso Costa recebe cristãos da Marcha Para Jesus com show

O pastor Celso Costa e a banda Marcados Pelo Sangue recepcionaram com festa no estacionamento…

11/05/2024

Casal de advogados vende geladinho na Marcha para bancar casamento

Um jovem casal cristão está chamando a atenção de populares que participam da Marcha Para…

11/05/2024