Menu

Segunda via de documentos desaparecidos em desastres naturais poderá ser gratuita

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Aguarda designação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 66/2014, que prevê a emissão gratuita da segunda via de documentos furtados, roubados ou destruídos devido a ocorrência de desastres, para pessoas que recebam até um salário mínimo ou que sejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal.

O projeto (PL 481/1999, na Câmara dos Deputados) condiciona a concessão do beneficio à apresentação da ocorrência policial assinada pela autoridade, com a relação dos documentos desaparecidos; declaração da situação de emergência ou estado de calamidade do município em que reside a vítima, no caso de catástrofe natural; requisição da segunda via do documento no prazo de 30 dias, contados a partir da ocorrência; e comprovação de recebimento de até um salário mínimo mensal ou de ser beneficiário inscrito no CadÚnico.

Anúncio

O projeto, que não se aplica aos documentos de viagem emitidos pelo governo federal, prevê ainda que a inscrição no CPF e a emissão do documento serão gratuitas quando realizadas pela internet. A proposta, cuja redação final foi aprovada em maio na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, é de autoria do deputado Enio Bacci (PDT-RS).

O texto original do projeto isentava do pagamento de taxas para obtenção de segunda via de documentos públicos pessoais (carteira de identidade, certidão de nascimento, titulo de eleitor e atestado de óbito) a pessoas comprovadamente desempregadas ou com renda de até dois salários mínimos.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.