Categories: Destaques Central Notícias

Servidores estão expostos a risco de saúde em presídios

Published by
Da redação ac24horas

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciário do Acre (Sindap/Acre), Adriano Marques, mais uma vez denuncia a precariedade do sistema prisional no estado.


Em entrevista ao ac24horas, o sindicalista afirma que a situação tem se agravado nos últimos meses oferecendo sérios riscos à saúde não só dos agentes penitenciários, mas também dos detentos que se encontram sob a tutela do Estado.



Para Marques, o Governo tem feito “vista grossa” às precárias condições dos agentes penitenciários e dos detentos. Prova disso, segundo ele, são as péssimas condições da Unidade de Atendimento Médico e Ambulatorial do presídio Francisco de Oliveira Conde. A sujeira no local revela a impossibilidade na realização de procedimentos básicos de saúde.


Em posse de imagens do local, o sindicalista mostra ainda uma maca totalmente enferrujada, usada no atendimento dos detentos. Além disso, o sistema de esgoto do presídio tem sido outra grande preocupação, pois algumas fossas encontram-se abertas oferecendo grandes riscos à saúde dos servidores.


“O que temos que suportar é um verdadeiro atentado a saúde do trabalhador. Todos os dias, servidores e detentos são expostos a inúmeras doenças, o que caracteriza o local insalubre para desempenho das funções. O Acre é o único estado que não possui um planejamento estratégico de gestão prisional, as unidades estão superlotadas, agravando a situação de quem se encontra sob tutela do estado e causando ainda mais insegurança”, desabafa Adriano Marques.


Uma Kombi foi enviada, em péssimas condições, para unidade prisional Manoel Neri da Silva, de Cruzeiro do Sul.

Viatura responsável pela escolta de presos está sem placa e documentação a mais de seis meses.

O outro lado


A pouco menos de um mês à frente da diretoria do Instituto Penitenciário do Acre (Iapen), Martin Hussel, falou ao ac24horas sobre a denúncia, por meio da Chefe de Gabinete, Raquel Ribera.


“Quanto às denúncias apresentadas, o diretor Martin Hussel, destaca que é de seu total interesse que se tenha um olhar diferente para os problemas do sistema prisional no estado. Ele destaca que estão sendo tomadas as providências para resolver estes e outros problemas em todas as unidades. Novos Convênios estão sendo firmados visando soluções para as principais necessidades do sistema”, destaca Raquel Ribera.


Quanto à precariedade da Kombi enviada recentemente a Unidade de Cruzeiro, Raquel afirma que a mesma já está passando por um conserto e depois de concluída será destinada ao transporte de detentos, que desenvolvem ações de produção.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

PF investiga possível esquema criminoso na Universidade Federal do Amapá

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira, 10/5, a Operação Diploma Express, na qual…

10/05/2024

Chuvas no RS causam ao menos 116 mortes e deixam 143 desaparecidos

Ao menos 116 pessoas perderam a vida e outras 143 estão desaparecidas em consequência...

10/05/2024

Federação de Teatro do Acre celebra 46 anos com Festival na Concha Acústica

Em celebração a mais uma Semana Municipal de Teatro e em comemoração aos 46 anos…

10/05/2024

O destino de Gladson Cameli na “Operação Ptolomeu”

O JULGAMENTO do governador Gladson Cameli, no próximo dia 15, em sessão especial do STJ,…

10/05/2024

Scooby agradece escolta policial para resgate no RS: ‘Tomada por facção’

Pedro Scooby, 35, agradeceu a um delegado pela escolta policial para resgate de vítimas em…

10/05/2024

A tragédia no RS e nossas responsabilidades compartilhadas

O Rio Grande do Sul vive uma grande tragédia. A perda de vidas humanas, o…

10/05/2024