Categories: Cotidiano Notícias

Entram em vigor novas regras para funcionamento de farmácias

Published by
Da redação ac24horas

Entrou em vigor nesta quinta-feira (25) a Lei 13.021/2014, sancionada em agosto pela presidente Dilma Rousseff, que transforma farmácias e drogarias em unidades de assistência à saúde. Pelas novas regras é obrigatória a presença permanente de um farmacêutico, tecnicamente habilitado e exclusivo, durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento.


No caso de micro e pequenas empresas, porém, a exigência está pelo menos temporariamente suspensa, por disposição da Medida Provisória 653/2014. A MP foi publicada no mesmo dia da Lei 13.021 e vale por 60 dias, renováveis por mais 60 dias.


A Lei 13.021 permite ao farmacêutico, após avaliar o paciente, prescrever medicamentos isentos de receita médica. O proprietário não pode desautorizar o farmacêutico, pois o profissional é o responsável pelo estabelecimento, fornecimento dos produtos e autorização e licenciamento nos órgãos competentes. As regras também são aplicadas à indústria farmacêutica.


Outra função que cabe ao farmacêutico, pelo texto, é notificar aos profissionais de saúde, aos órgãos sanitários competentes e ao laboratório industrial os efeitos colaterais, as reações adversas, as intoxicações, voluntárias ou não e a dependência de medicamentos, entre outros pontos.


As farmácias também poderão dispor, para atendimento imediato à população, de vacinas e soros que atendam o perfil epidemiológico da região demográfica, além de garantir assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS).


O projeto da regulamentação das farmácias (PLS 41/1993), que tramitou mais de 20 anos no Congresso, foi aprovado pelo Plenário do Senado em julho. A relatora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que também é farmacêutica, destacou que a proposta foi apoiada pelo Conselho Federal de Farmácia.


“O medicamento é importante, mas a população também precisa do farmacêutico presente”, defendeu a senadora durante a votação.


Para Pedro Eduardo Menegasso, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), a lei é um avanço por garantir à população a presença do profissional mais acessível na área da saúde.


– As pessoas agora estarão amparadas pelo farmacêutico que é o único profissional na farmácia capacitado para fazer a dispensação do medicamento e orientar no tratamento – comemorou.


MP


A edição da Medida Provisória 653/2014, no entanto, relaxou a obrigação da presença de um farmacêutico em estabelecimentos caracterizados como micro ou pequenas empresas. A permissão para “prático de farmácia, oficial de farmácia ou outro” é feita pelo órgão sanitário em razão de interesse público, como a necessidade de haver farmácia em pequenos municípios onde não atue um farmacêutico.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Palmeiras visita Liverpool-URU em busca da classificação na Libertadores

O Palmeiras enfrenta o Liverpool-URU na noite desta quinta-feira(09), às 19h(de Brasília), no Estádio Centenário,…

09/05/2024

Obra de manutenção na Avenida Amadeo Barbosa exige atenção de condutores

Uma obra de manutenção na Avenida Amadeo Barbosa, em Rio Branco, exige a atenção de…

09/05/2024

Mulher de 48 anos sofre parada cardíaca e morre após passar mal em academia

Uma mulher de 48 anos morreu nesta quarta-feira (8) após sofrer uma parada cardíaca durante…

09/05/2024

Davi Brito, campeão do BBB 24, vira cozinheiro em hospital no Rio Grande do Sul

Davi Brito, vencedor do "Big Brother Brasil 24", iniciou sua jornada de voluntariado na cozinha…

09/05/2024

Polícia Federal extradita rondoniense preso em Portugal

A Polícia Federal, através do Núcleo de Cooperação Internacional em Rondônia, extraditou, na quinta-feira, 2/5,…

09/05/2024

Gêmeas siamesas de casal acreano morrem em Hospital de Brasília

Morreram na manhã desta quinta-feira, 9, em Brasília, as gêmeas siamesas Aylla Sophia e Allana…

09/05/2024