Menu

Pesquisar
Close this search box.

Travesti exibe seios em desfile de quadrilha no Sesc e causa confusão com polícia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O encerramento da 30º edição do Festival de Quadrilhas do Serviço Social de Comércio do Acre (Sesc-AC) foi marcado por muita confusão. Na noite deste domingo, 31,  o travesti Francisco de Assis da Silva, conhecido como Iasmim, 22 anos, foi detido após exibir os seios para o público durante a apresentação do Grupo “Malucos na Roça”. Um outro integrante da quadrilha identificado como Romário Monteiro Feitosa, 24 anos, também foi preso por desobediência.


De acordo com a organização do evento,  o problema iniciou quando o travesti Iasmim estava querendo trocar de roupa dentro do banheiro feminino.  A ação, segundo a organização, gerou constrangimento a dezenas de mulheres que estavam no recinto.

Anúncios


Com a negativa, o travesti resolveu trocar de roupa no lado de fora, se exibindo para todos os visitantes. Nesse momento, a polícia militar chega ao local e orienta Iasmim para que não trocasse de roupa na frente do público.


Após o ocorrido, Iasmim, ao se apresentar diante do público, resolveu exibir os seios. O ato gerou revolta por parte das famílias que estavam no evento.


Ao presenciar a cena, a Policia Militar resolveu intervir e dar a voz de prisão ao travesti. Neste momento, outros integrantes da quadrilha foram questionar o trabalho da PM e iniciou-se uma confusão generalizada. De acordo com a PM, foi solicitado reforço junto ao Ciosp para conter o tumulto.


Segundo o Boletim de Ocorrência, o vidro de uma viatura foi quebrado quando um dos integrantes da quadrilha jogou um tijolo, danificando o para-brisa. Um cordão humano foi formado pelos quadrilheiros na saída do Sesc na tentativa de impedir o deslocamento dos PMs a Delegacia, segundo relata a policia.


O travesti e seu colega de quadrilha foram encaminhados a Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos e horas depois foram liberados.


REAÇÃO DA COMUNIDADE LGBT


O presidente licenciado da Associação dos Homossexuais do Acre (AHAC), Germano Marino, usou as redes sociais para criticar a ação da PM no caso. “Eles agiram com violência, batendo sem pena e nem dó, espancando uma Travesti, por puro preconceito, homofobia, brincante de quadrilha junina e outros que tentaram intervir. O cumulo do absurdo, também chegando a agredir o Presidente da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre, que tentou de todas as formas frear as atitudes de truculência dos Policiais da Policia Militar. Foi tudo filmado”, disse.


Em seu pronunciamento, Marino pede para que o governador Sebastião Viana possa solucionar o caso. “O senhor tem que intervir numa policia cidadã e inclusiva para que os Policias militares e civis possam de fato respeitar as cidadãs mulheres travestis e transexuais do Estado do Acre”, frisou.


RESPOSTA DA PM


No final da manhã desta segunda-feira, 1, o Comando Geral da Policia Militar reuniu a imprensa para comentar o caso. Segundo o sub-comandante, Coronel Mário Cesar, um dos policiais militares que estavam na ação ficou ferido.  O PM Edinaldo Queiros de Souza, 31 anos, sofreu uma luxação na mão direita ao tentar conter na confusão. O comando mostrou no pátio a viatura danificada pelos integrantes da quadrilha.


Destaque Interno


“Segundo me foi repassado, os integrantes registraram  Boletins de Ocorrência contra os policiais militares. A Associação dos Militares irá ingressar com ações contra essas pessoas que no nosso entendimento estão fazendo denunciação caluniosa”, disse o comandante.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido