Menu

Corpo de Eduardo Campos é velado em Pernambuco

Pedro Ladeira-Folhapress.
 Pedro Ladeira-Folhapress.
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​


Pedro Ladeira-Folhapress.

Por volta de 2 horas desta madrugada, o corpo de Eduardo Campos chegou ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, onde será realizado o velório de Campos e também do jornalista Carlos Percol e do fotógrafo Alexandre Severo Gomes da Silva. Na chegada, as pessoas que aguardavam em frente ao palácio bateram palmas e gritavam “justiça, justiça”.

Publicidade

Os caixões foram retirados de cima dos caminhões do Corpo de Bombeiros e colocados lado a lado. Nos últimos metros do trajeto, os filhos de Campos que estavam em cima do caminhão puxavam o grito “Eduardo guerreiro do povo brasileiro”, acompanhados por aplausos e gritos eufóricos de centenas de pessoas.


A pedido de Renata Campos a cerimônia não terá nenhum momento íntimo, com a presença apenas de familiares e amigos próximos do ex-governador, e será totalmente aberta ao público.


Está prevista uma missa campal comandada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, para as 10h de domingo. Às 17h, o corpo de Eduardo Campos seguirá para o cemitério de Santo Amaro, onde será enterrado ao lado do jazigo de seu avô, o ex-governador Miguel Arraes (1916-2005).


Centenas de pessoas já estavam em frente ao palácio do Campo das Princesas no início da noite de sábado (16). Trouxeram faixas e cartazes e entoavam cânticos religiosos citando o ex-governador.


Há inúmeras coroas de flores dentro e fora da sede do governo, além de telas pintadas com o rosto de Eduardo Campos. Em destaque estão as coroas enviadas pelo ex-presidente Lula Inácio Lula da Silva e pela ex-primeira-dama Marisa Letícia. Os governos dos EUA e do Canadá também mandaram adornos.


A expectativa é que 120 mil pessoas acompanhem o velório e a missa. Três telões foram instalados fora do palácio para transmitir a cerimônia ao público que eventualmente não conseguir entrar.


Pouco depois das 22h, um grupo de cerca de 300 pessoas chegou ao palácio do Campo das Princesas com fotos das vítimas e velas.


Cantavam o hino de Pernambuco e gritavam: “Eduardo presente agora e sempre” e “Eduardo, guerreiro do povo brasileiro”.


A desempregada Mauricea de Azevedo, 54, chegou ao palácio às 14h e disse que ficaria até o fim do velório. Com duas bandeiras –uma, de Campos; outra, de Miguel Arraes–, ela passou o dia debruçada sobre a grade que separa o público da área reservada para a missa.


“Eduardo e Arraes entraram pela porta da frente deste palácio e saíram no caixão”, disse. “Quero ficar o mais próximo possível”, completou. Em suas mãos, um álbum com fotos de Campos. “Até agora a ficha não caiu.”

Publicidade

A CHEGADA NO RECIFE


Foi ao lado de Marina Silva que Renata Campos, viúva do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, recebeu neste sábado (16) os restos mortais do marido, na base aérea do Recife. Todos os filhos –inclusive o caçula Miguel, de sete meses– acompanharam a mãe.


Apu Gomes-Folhapress

Apu Gomes-Folhapress

Às 23h05 chegaram as caixas fúnebres de Campos e dos três integrantes de sua campanha mortos no acidente aéreo que serão velados na capital de Pernambuco: o jornalista Carlos Percol, o fotógrafo Alexandre Severo Gomes da Silva e o cinegrafista Marcelo de Oliveira Lyra.


Renata e os cinco filhos ficaram à espera da aeronave na pista de pouso, dentro de um ônibus disponibilizado pela Infraero. Junto com a família, estava Marina Silva.


A mãe de Campos, Ana Arraes, e Guel Arraes, tio do ex-governador de Pernambuco, também aguardavam na pista a saída do caixão de Campos do avião da FAB, o que aconteceu pontualmente às 23h15.


Os filhos de Campos vestiam uma camiseta amarela com a frase com que ele encerrou sua entrevista no Jornal Nacional, da TV Globo, um dia antes de morrer: “Não vamos desistir do Brasil”. Renata e Ana Arraes, assim como o bebê Miguel, vestiam roupas claras.


APLAUSOS


Sob aplausos, o caixão de Campos foi levado a um caminhão do Corpo de Bombeiros com ajuda dos dois filhos mais velhos, João Henrique e Pedro.


O caixão de Percol e Severo foram colocados, também sob aplausos, em um outro caminhão dos Bombeiros. Lyra, que não será velado no palácio do Campo das Princesas, foi levado por um carro funerário.


O cortejo fúnebre saiu perto da meia-noite de domingo (17) com destino à sede do governo.


O corpo de Pedro Valadares, ex-deputado federal e assessor pessoal de Campos, também estava no voo para o Recife. Após a parada em Pernambuco, seus restos mortais seguiram no avião da FAB para Aracaju. Ele será velado em Simão Dias (SE), sua cidade natal.


O cortejo percorreu as ruas do Recife até o palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual. É ali que três dos corpos serão velados até o fim da tarde deste domingo (17). Apenas Lyra, por escolha da família, terá o velório realizado no cemitério Morada da Paz.


Nas ruas em torno do aeroporto, dezenas de pessoas esperavam na calçada a passagem dos caminhões.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido