Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Objeto esférico espacial é encontrado em Xapuri

unnamed (2)


Um objeto esférico identificado como tanque de propulsão de satélite, encontrado pelos moradores do seringal Porto Rico, próximo a Xapuri, foi retirado do local no dia 12 de agosto pela equipe da Aeronáutica Brasileira. A peça, que pesa cerca de 14 quilos, foi encontrada no mês de julho, e o Departamento Histórico do Acre foi acionado pelos moradores, porém a recomendação era que o objeto permanecesse no local até que os pesquisadores fossem removê-lo.


Segundo o dono do seringal, o agricultor José Ferreira de Souza, há alguns meses os moradores vizinhos ouviram um barulho muito forte, como se algo tivesse explodido. Em julho, enquanto trabalhava pelas terras, encontrou o objeto: “Achei que era algum pedaço de avião. Avisamos o Departamento Histórico e eles entraram em contato com os pesquisadores”, disse.


O objeto foi fotografado e enviado pelo departamento à Aeronáutica, pois se trata de um objeto espacial e faz parte da segurança nacional. “Quando tivemos acesso às imagens, supomos que era algo que tinha vindo do espaço, algum tipo de lixo espacial. A Aeronáutica solicitou que deixássemos o objeto no local e não entrássemos em contato até a visita deles, pois poderia ter algum risco de radiação”, comenta o chefe do Departamento Histórico do Estado, Libério Souza.


O subcomandante da Aeronáutica Carlos Eduardo explica que este é o primeiro caso de lixo espacial que cai na região amazônica e que só terá uma informação precisa do que se trata e da origem, após o objeto ser enviado ao centro de pesquisas.


O caso atraiu os moradores de Xapuri, que, ansiosos, aguardavam o retorno da equipe para olhar o objeto e saber do que realmente se tratava. Após a remoção, o tanque será encaminhado ao Centro de Pesquisas Aeroespacial, em São José dos Campos, São Paulo.


Sair da versão mobile