Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sebastião exonera Mirian Késia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nova diretora do HC foi importada do Estado do Piauí e já assumiu a gestão da Unidade em Rio Branco. Késia vai trabalhar na SESACRE


O governador Sebastião Viana exonerou na última sexta-feira (17) a diretora do Hospital do Câncer no Acre, a advogada Mirian Késia. Bastou a publicação do ato ser oficializada pela imprensa oficial para vários pacientes se manifestarem pelas redes sociais lamentando a medida que priorizou a politica e tirou da gestão quem se encarregou nos últimos 2 anos e 3 meses em popularizar a unidade de oncologia do Estado.

Anúncios


Kesia1111Mulher de pulso forte, Mirian Késia que é advogada, enfrentou diversos momentos de tensão em sua gestão. Talvez, o mais importante deles tenha sido em março de 2013, quando o equipamento de radioterapia quebrou paralisando o atendimento de centenas de pacientes e exigindo a vinda de técnicos da Argentina para providenciarem o concerto.


Por causa desse problema a Diretora recebeu no Hospital a visita da Comissão em Saúde da Assembléia Legislativa e o fato foi noticiado por toda imprensa acreana. Na sequência, Mirian Késia foi convidada a prestar explicações na ALEAC, onde foi sabatinada pelos Deputados. Ela saiu do parlamento elogiada até mesmo por parlamentares da oposição.


Além de ser comprometida e fiel à gestão do governador Sebastião Viana, Mirian Késia é conhecida por ser acessível, de bom coração e, principalmente, por sentir prazer em ajudar as pessoas que precisam.


“Eu queria colocar no Nacon uma placa de agradecimento ao hospital e aos profissionais que a atenderam”, disse Fredson Camargo. Ele acrescenta que sua mãe, de 72 anos, foi curada dentro do Hospital do Câncer “para a honra e a glória de Deus”, concluiu.


Outra paciente relatou em mensagem enviada à redação do ac24horas que “essa mulher vestiu a camisa do hospital do Câncer e ajudou todo mundo sem distinção de raça ou valores. Por que tirar ela?” questionou a internauta identificada como Iara Dimas.


A reportagem do ac24horas entrou em contato com Mirian Késia por telefone na manhã de ontem (19), sem revelar os motivos de sua exoneração, ela se pronunciou afirmando que “sua missão no Hospital do Câncer foi encerrada, mas que os anos de trabalho e conquistas para o Hospital não foram maiores e nem melhores do que a experiência de vida que se tira de um lugar como aquele”. Disse ainda, que continuará na equipe do Governo e que novos desafios foram lançados.


O mistério continua em torno dos problemas que levaram o governador Sebastião Viana mudar a gestão do Hospital. Késia vai trabalhar com o secretário adjunto de saúde, Irailton Lima, na Secretaria de Estado de Saúde. O mesmo diário oficial informa a nomeação da substituta de Késia na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Natália Takeuchi Ayres.


Segundo o ac24horas apurou, Natália Takeuchi é natural do estado doe São Paulo e esposa de um oficial militar. Eles vieram do estado do Piauí para o Acre.


Veja abaixo os decretos de exoneração e nomeação assinados por Sebastião Viana:


ESTADO DO ACRE
DECRETO Nº 8.033 DE 17 DE JULHO DE 2014


O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE, no uso da atribuição que lhe confere o art. 78, inciso VI, da Constituição Estadual,


RESOLVE:


Art. 1º Exonerar, a pedido MIRIAN KÉSIA LABS DE LIMA, do cargo de Gerente-Geral da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Tipificação VI, na Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE, nomeada através do Decreto nº 3.886 de 8 de maio de 2012.


Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos a contar de 10 de julho de 2014.

Anúncios


Rio Branco-Acre, 17 de julho de 2014, 126° da República, 112º do Tratado de Petrópolis e 53º do Estado do Acre.


Tião Viana
Governador do Estado do Acre


ESTADO DO ACRE
DECRETO Nº 8.036 DE 17 DE JULHO DE 2014


O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE, no uso da atribuição que lhe confere o art. 78, inciso VI, da Constituição Estadual,


RESOLVE:


Art. 1º Nomear NATÁLIA TAKEUCHI AYRES, para exercer o cargo de Gerente-Geral da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Tipificação VI, na Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE.


Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos a contar de 10 de julho de 2014.


Rio Branco-Acre, 17 de julho de 2014, 126° da República, 112º do Tratado de Petrópolis e 53º do Estado do Acre.


Tião Viana
Governador do Estado do Acre


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido