Menu

Igreja Católica celebra Corpus Christi nesta quinta com missa e procissão na capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta quinta-feira, 19, a Igreja celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo. É uma celebração onde é realizada uma procissão pelas vias públicas, missa e adoração ao Santíssimo Sacramento, com o objetivo de estimular, entre os fiéis, o espírito de unidade e fraternidade, por meio do mistério da Eucaristia.

Pela manhã, haverá missa em todas as paróquias e às 17h, acontecerá a missa solene, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, presidida pelo bispo diocesano, Dom Joaquín Pertíñez, em seguida sairá a procissão pelas ruas do centro da cidade.

Anúncio

O significado de Corpus Christi é oriundo do latim e significa “Corpo de Cristo”. Esta solenidade, no Brasil comemorada sempre na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade, tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e em seu Sangue.

Na data existe a tradição de enfeitar as ruas com tapetes que cobrem o trajeto por onde passará a procissão de Corpus Christi. Feitos em tecido tnt, a confecção desses tapetes, de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa, mobiliza grande número de fiéis. Essa procissão do povo de Deus, recorda a busca à Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com maná, no deserto, e hoje, é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.