Em dez anos 1,6 mil acreanos foram vitimas de homicídios. A taxa de homicídios do Acre (22,4%) é superior da média nacional (7%). O Estado teve o terceiro maior aumento na taxa de homicídios. No estado mais pessoas também estão tirando a própria vida.
As estatísticas do Mapa da Violência se baseiam em números do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. O documento é produzido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil). A prévia divulgada integra o “Mapa da Violência 2014. Os Jovens do Brasil”, que, segundo a instituição, está sendo finalizado.
Os estados que lideram as estatísticas de homicídios estão no Nordeste. Nesse período, no Acre, 1.641 pessoas foram assassinados. O Estado apresentou o terceiro maior aumento na taxa de homicídios, com um salto de 22,4% no período entre 2011 e 2012, muito superior ao aumento do índice nacional, que foi de 7%.
Através do levantamento é possível analisar a violência que atinge jovens nas gestões do ex-governador Jorge Viana e Binho Marques, entre 2003 e 2010 e os dois primeiros anos do atual governador Sebastião Viana 2011/2012. A menor média do total de homicídios na população por mês é do ex-governador Jorge Viana em 2004 (11 homicídios/mês). Esse número cresceu para 12,1 na gestão de Binho Marques e de 15,7 no atual governo.
Entre 2001 e 2011 o crescimento da taxa de homicídio do Acre foi de 6%. Na gestão do ex-governador Binho Marques se registrou o maior número de assassinatos da década: 583. O governo de Sebastião Viana caminha para bater essa triste realidade. Somente nos dois primeiros anos de sua gestão, 377 já perderam a vida vitima de violência.
Aumenta o número de acreanos
que estão tirando a própria vida
Alex Kenedy Batista dos Santos, 19, tirou a vida na última quarta-feira (16) com um tiro no abdômen usando a arma do pai, o policial Santos, na cidade de Epitaciolândia. Ele é mais um que entrou na estatística de suicídios que dobrou de 2002 até a atualidade.
A variação positiva chegou à casa dos 95%. Em 2002, 22 pessoas tiraram a sua própria vida. Dez anos depois esse número duplicou: 43 pessoas se suicidaram. A taxa de suicídio do Acre (3,2) é superior a de estados como São Paulo (1,0) e Minas Gerais (0,2).
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…