Conecte-se agora

Felipe Massa não acredita em título e diz que esse ano vai brigar apenas por pontos na Fórmula um

Publicado

em

A reação de Felipe Massa ao deixar o carro da Williams, hoje, depois do treino livre da tarde no Circuito da Catalunha, revelou toda sua decepção por compreender, agora de forma definitiva, que sua equipe poderá, ao menos em condições normais, lutar apenas por pontos até o fim da temporada.

Os novos componentes testados por ele e seu companheiro, Valtteri Bottas, no primeiro dia de treino do GP da Espanha, de fato permitiram o modelo FW36-Mercedes melhorar seu desempenho. Mas Red Bull, Ferrari, McLaren, Force India também tornaram seus carros mais velozes no espaço de três semanas entre a prova de Xangai e a de Barcelona. Com um agravante: o resultado da sexta-feira sugere que Red Bull, Ferrari e McLaren avançaram mais da Williams.

“Nós vamos estar ali lutando com a Force India, McLaren. A Red Bull e a Ferrari estão melhores do que nós”, disse o piloto, visivelmente em desconforto. Massa dá a entender que esperava, com as mudanças no FW36, se aproximar do segundo pelotão, formado por Red Bull e Ferrari, e talvez pensar em conquistar pódios novamente, como os testes na pré-temporada indicavam ser possível. O seu último foi também em Barcelona, no ano passado, com Ferrari, terceiro colocado.

Ainda que fosse um treino livre, os tempos registrados hoje têm alguma representatividade. Por essa razão o UOL Esporte pediu a Massa sua análise por ter ficado a 2 segundos e 300 milésimos de Lewis Hamilton, da Mercedes, o mais veloz, e a 1 segundo e 315 milésimos de Daniel Ricciardo, da Red Bull, terceiro, e primeiro fora os pilotos da Mercedes. Massa obteve o oitavo tempo, 1min27s824. Fernando Alonso, da Ferrari, ficou em quarto, mas distante de Ricciardo, 612 milésimos.

“É muita diferença, claro. E mesmo que fosse 1 segundo e meio ou 1 segundo, a diferença é grande”, falou Massa. E para explicar seu estado de espírito comentou que será assim até o fim do ano. “A vantagem da Mercedes é enorme e a Red Bull tem um excelente carro. Quando seu motor (Renault) melhorar eles vão crescer ainda mais.”

Para chegar no pelotão da Red Bull e Ferrari a Williams precisaria desenvolver seu FW36 mais que as duas equipes de mais recursos na F1. E tanto Massa quanto Bottas sabem não ser possível. Ao contrário, a tendência é as duas se distanciarem da Williams.

A respeito do GP da Espanha, o piloto primeiro elogiou o grupo de técnicos do seu time ao dizer que a resposta das novas peças foram as mesmas das verificadas no túnel de vento. Os italianos repercutiram bastante sua crítica a Ferrari, ontem, quando na entrevista em inglês afirmou que no ano passado inteiro o que testava no carro não o melhorava.

Depois do cumprimento aos projetistas da Williams, Massa previu um fim de semana desafiador quanto ao consumo de pneus. A Pirelli levou para Barcelona os do tipo duro e médio. “O médio é muito mais rápido e tem praticamente a mesma durabilidade do duro. Acho que vamos ver estratégias bem distintas, embora a maioria vá preferir permanecer com o médio a maior parte do tempo.”

Ricciardo simulou uma corrida com a versão bastante modificada do modelo RB10 da Red Bull e completou sem dificuldades 24 voltas com os pneus médios. “Eles têm um ótimo carro, gasta menos pneu, ao contrário da gente. Creio que teremos duas e três paradas na corrida”, disse Massa.

Os carros voltam à pista, agora, amanhã, a partir das 6 horas, para a terceira sessão de treinos livres. A classificação começa às 9 horas, sempre horário de Brasília.

Será o primeiro treino do tetracampeão Sebastian Vettel, da Red Bull. Depois de apenas quatro voltas, de manhã, um princípio de incêndio, causado por um problema elétrico, obrigou a equipe desmontar o RB-10 do tanque para trás, impossibilitando-o de treinar à tarde também. Mas Ricciardo demonstrou que a Red Bull confirmou o avanço esperado. Chegar na Mercedes, contudo, não será possível tão já.

 

Anúncios

Acre 01

Previsão da chegada de avião no Acre com mais de 41 mil doses é às 23h desta segunda-feira

Publicado

em

O avião KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB) que transporta as mais de 41 mil doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19 deve chegar ao Acre apenas por volta das 23 horas desta segunda-feira, 18, informou a Assessoria do Ministério da Saúde.

A aeronave tem pelo menos 4 escalas antes de chegar em Rio Branco. Primeiramente, o avião sairá do Aeroporto de Guarulhos (SP), passará por Brasília (DF) e depois seguirá para Manaus (AM). Da capital amazonense, o voo militar seguirá para Boa Vista (RR) e depois seguirá para Porto Velho e após sair da capital rondoniense chegará ao Acre.

O avião comercial da Latam, voo 3388, que saiu de São Paulo na manhã desta segunda-feira, 18, e tinha como passageiros o governador Gladson Cameli, o secretário de saúde Alysson Bestene, e uma comitiva de assessores, teve que desviar de rota no inicio da tarde de hoje devido a forte chuva que castiga a capital do Acre. O voo circulou por duas vezes por território boliviano até o piloto decidir ir pousar na capital de Rondônia até o clima ficar mais ameno. Não existe previsão de quando o avião da Latam sairá de Porto Velho.

Como o governador não chegou e nem a vacina, uma entrevista coletiva que estava marcada para a tarde desta segunda-feira foi desmarcada pela Secretaria de Comunicação. Na oportunidade, além de informações sobre a vacina, a primeira servidora da saúde deveria ser imunizada. O ato deverá ser transferido para a manhã da próxima terça-feira, 19.

Continuar lendo

Acre

Uninorte mostra mudanças no curso de Direito e oferece vagas; saiba mais

Publicado

em

O Curso de Direito do Centro Universitário Uninorte dispõe de um corpo docente qualificado e com ampla experiência na área. Oferecendo uma metodologia que possibilita aulas práticas com simulações de situações reais da profissão. Com isso, os acadêmicos desenvolvem habilidades diferenciadas no mercado de trabalho.

Em meio a pandemia do novo coronavírus, o curso de Direito, inovou. Levando para a sala de aula, o Júri Simulado Digital. O exercício possibilita aos alunos, agora de forma online, a simulação de um tribunal judiciário, onde divididos em três grupos (dois grupos de debatedores e um júri popular), debatem sobre um tema proposto até chegar a um veredicto. O professor é o coordenador da prática, delimitando o tempo para cada grupo defender sua tese e atacar a tese defendida pelo grupo oponente.

A Uninorte também apresenta um diferencial na Grade Curricular, com disciplinas voltadas para a qualidade profissional humana. Compromissados com o aprendizado dos acadêmicos visando os resultados, atualmente é a instituição que mais registra índices de aprovações no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no estado do Acre. Além de, oferecer o Melhor Programa de Parcelamento Estudantil, o PARÇA. Com ele você estuda pagando parte das mensalidades durante o curso e o restante, sem juros, só depois de formado.

O profissional formado em Direito pode atuar em diversas áreas do relacionamento humano. Tendo a opção de atuar na carreira jurídica ou na advocacia. Podendo trabalhar em grandes áreas como Direito Penal, Civil e Trabalhista até as subáreas que surgem constantemente.

Para sua formação, escolha uma instituição devidamente capacitada que possa oferecer uma boa estrutura e ensino de qualidade. Inscreva-se no Vestibular do Centro Universitário Uninorte. Por meio do link https://vestibular.uninorteac.edu.br/.

Continuar lendo

Notícias

Enem Digital: locais de prova estão disponíveis para consulta

Publicado

em

Prova na modalidade digital é novidade e será aplicada em 31 de janeiro e 7 de fevereiro

Inscritos na versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar os locais de prova disponíveis na Página do Participante. A avaliação nessa modalidade inédita será realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

O Enem Digital ocorrerá no formato de “aplicação-piloto” e os estudantes usarão computadores nos locais de aplicação para responder às questões da prova, não sendo permitido, portanto, o uso de equipamento pessoal.

Embora o exame seja feito no computador, os candidatos deverão levar caneta esferográfica da cor preta porque a redação será feita no papel.

No Enem Digital, apenas os estudantes concluintes do ensino médio, ou que já concluíram e não precisam de recurso de acessibilidade, participarão das provas nesse modelo. Ao todo, 96.086 inscritos participarão desse formato do exame, segundo o Ministério da Educação.

Consulta

Para conferir o local de prova, o candidato precisa acessar a Página do Participante. Para isso, deve, obrigatoriamente, ter cadastro no portal do Governo Federal, no endereço eletrônico acesso.gov.br. O login e a senha únicos são necessários para acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2020. 

No cartão de inscrição estão as datas e os horários das provas, assim como o número de inscrição de cada participante e a opção de língua estrangeira selecionada. 

O documento também registra a indicação de tratamento pelo nome social, caso essa solicitação tenha sido feita e aprovada. É recomendado que o estudante leve esse cartão nos dias de aplicação das provas.

Logística

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pretende tornar o Enem totalmente digital até 2026. Nessa primeira etapa piloto, serão usados cerca de quatro mil laboratórios, com cerca de 20 computadores cada. Os equipamentos terão acesso apenas à prova. Assim, será vedado o acesso à internet ou documentos do computador.

“A gente procurou, nesse momento, simular no ambiente digital o que acontece no papel. Então, o aluno vai poder, por exemplo, ir na questão mais à frente, pode voltar. No final, ele vai marcar e quando der o sinal que finalizou a prova, o sistema trava o preenchimento do gabarito. Aí pronto, não vai mais poder mexer e a prova vai vir direto para o Inep”, explica o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

Além dos aplicadores, nas salas de prova os candidatos contarão com a assistência de um técnico em informática, para que se algum computador apresentar problema o técnico possa tentar resolver imediatamente. Se não conseguir, o estudante poderá usar uma das máquinas reservas. Se houver um problema mais grave que impeça que o candidato faça a prova, esse estudante vai poder participar da reaplicação da prova em papel, assegura o Inep. 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Continuar lendo

Extra Total

Com apenas 3 leitos de UTI vagos, Into tem 92% de ocupação e Juruá não tem mais vaga

Publicado

em

A vacina contra o novo coronavírus parece chegar em um momento crucial para o sistema público de saúde do Acre. Os números divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) nesta segunda-feira, 18, mostram que o Acre não está muito longe de um colapso.

No Juruá, por exemplo, não há mais onde colocar um paciente que precise de tratamento intensivo. Todos os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados. Se algum paciente apresentar piora no quadro de saúde e necessitar de atendimento em UTI, vai precisar ser transferido para Rio Branco.

Na capital acreana a situação também é de preocupação. No Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), existem 40 leitos de UTI e apenas 3 estão sem pacientes, O que ainda alivia é que existem 8 leitos vagos no pronto-socorro e mais 4 no Hospital Santa Juliana.

Já nos casos dos leitos clínicos, a situação é mais confortável. Das 282 vagas existentes, 137 estão ocupadas, uma taxa de 48,6% de ocupação. Atualmente, existem 220 pessoas internadas em todo o Acre para tratamento da Covid-19. Desse total, 51 estão em leitos de UTI.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas