O Ministério da Justiça divulgou nota ontem (25) informando que o governo do Acre recebeu um total de R$ 5,3 milhões como recursos adicionais para assistência à saúde e integração social dos imigrantes que entraram através da tríplice fronteira.
O documento informa ainda que por meio do Conselho Nacional de Imigração, foi concedido visto de permanência em caráter humanitário, de garantir documentação básica de forma simplificada e imediata (com registro, CPF, carteira de trabalho e cadastro no Sistema Nacional de Emprego).
Com relação o envio dos imigrantes para outras capitais do país, o Ministério esclarece que se deu por conta da situação de calamidade decorrente da cheia do Rio Madeira. “Em razão disso, o Governo do Acre tomou a decisão temporária de facilitar o deslocamento desses migrantes devidamente documentados para os outros estados de destino final”, diz o documento.
A chegada de cerca de 400 imigrantes em São Paulo causou uma crise entre os governos. De acordo com a publicação do jornal A Folha de São Paulo, a secretária de Justiça do Estado de São Paulo, Eloisa Arruda, chamou de “irresponsável” a conduta do governo do Acre ao facilitar a vinda de 400 haitianos para São Paulo nos últimos 15 dias. O governo Geraldo Alckmin (PSDB) reclama que não houve comunicação entre as autoridades acreanas.
Em resposta, o governador do Acre, Sebastião Viana usou sua página no facebook. Para Sebastião, as críticas partem de uma elite paulista preconceituosa.
O ex-governador do Acre e ex-senador Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Exportação -…
Uma colisão entre um carro e uma bicicleta deixou o idoso Manoel Martins de Lima,…
A Prefeitura de Brasiléia realizou a entrega de 400 cestas básicas nesta sexta-feira (22), para…
Moradores da ocupação promessa de Deus bloquearam a Ponte do São Francisco na noite desta…
Um grave acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um carro deixou duas pessoas feridas…