Menu

Provas do Enem serão aplicadas no interior, diz Perpétua

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após meses de articulação, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) garantiu nesta quarta-feira que as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) no Acre também sejam aplicadas nos municípios de Santa Rosa do Purús e Jordão na edição deste ano. A decisão foi tomada depois da reunião com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares. Com isso, todos os municípios acreanos distantes e isolados receberão as provas do Enem.

A parlamentar acreana vem há anos lutando para garantir que todas as cidades do Acre recebam as provas. “O Enem é comprovadamente um dos melhores e mais alicerçados programas de inclusão social porque dá condições estruturantes para que alunos de todo o Brasil possam ser aptos ao ensino superior. Por isso, a luta para que todos os jovens acreanos possam participar do processo”.

Anúncio

Perpetua_700

Em março, Perpétua voltou a cobrar do Ministério da Educação a realização das provas. O argumento principal é que “quando a UFAC aplicava as provas do vestibular, esses municípios eram atendidos. E mais, são municípios que estão entre os menores IDH do Brasil, excluí-los das provas do Enem é dificultar a mudança desses índices”, argumentou a deputada.

Na reunião, Perpétua Almeida destacou, ainda, que a democratização do acesso à universidade pública é uma bandeira histórica defendida pelos movimentos sociais e, ao deixar de ir até os estudantes, isso pode ser visto como exclusão.  No ano passado, Perpétua Almeida garantiu a inclusão dos municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.