Menu

Provas do Enem serão aplicadas no interior, diz Perpétua

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após meses de articulação, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) garantiu nesta quarta-feira que as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) no Acre também sejam aplicadas nos municípios de Santa Rosa do Purús e Jordão na edição deste ano. A decisão foi tomada depois da reunião com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares. Com isso, todos os municípios acreanos distantes e isolados receberão as provas do Enem.


A parlamentar acreana vem há anos lutando para garantir que todas as cidades do Acre recebam as provas. “O Enem é comprovadamente um dos melhores e mais alicerçados programas de inclusão social porque dá condições estruturantes para que alunos de todo o Brasil possam ser aptos ao ensino superior. Por isso, a luta para que todos os jovens acreanos possam participar do processo”.

Publicidade

Perpetua_700


Em março, Perpétua voltou a cobrar do Ministério da Educação a realização das provas. O argumento principal é que “quando a UFAC aplicava as provas do vestibular, esses municípios eram atendidos. E mais, são municípios que estão entre os menores IDH do Brasil, excluí-los das provas do Enem é dificultar a mudança desses índices”, argumentou a deputada.


Na reunião, Perpétua Almeida destacou, ainda, que a democratização do acesso à universidade pública é uma bandeira histórica defendida pelos movimentos sociais e, ao deixar de ir até os estudantes, isso pode ser visto como exclusão.  No ano passado, Perpétua Almeida garantiu a inclusão dos municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido