Menu

Diretor de teatro Márcio Meireles ministra oficina na Usina de Arte

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (7)Por meio da 16ª edição do Festival do Teatro Brasileiro (FTB), o diretor teatral Márcio Meireles ministra a oficina “Dialogando com o Sr. Bill”, no período de 19 ao dia 24 deste mês, na Usina de Arte João Donato. Dedicada aos colegas de profissão, o pré-requisito é que os candidatos já tenham apreciado “Hamlet” e “MacBeth”, de William Shakespeare, com as traduções de Bárbara Heliodora e Millôr Fernandes, respectivamente.

 O estudo do texto será realizado a partir de uma análise da realidade da região, com base conceitual apoiada no tempo em que vivemos e na cultura acreana. Após anos de contato com o legado “shakespeariano”, Meireles elaborou uma sistemática para abordar temas do mundo atual e das obras do dramaturgo inglês, apresentando uma relação com a produção de outros diretores.

Anúncio

 Os candidatos devem manifestar interesse pela vaga exclusivamente pelo www.usinadeolhares.wordpress.com. O endereço também reúne a oferta de inscrições para os cursos de iluminação, dança e construção de instrumentos de percussão recicláveis que serão executados em Cruzeiro do Sul e na capital. Depois da etapa de qualificação educacional e profissional, o FTB apresentará uma série de espetáculos da cena baiana de teatro no fim do mês.

 Diretor teatral, cenógrafo e figurinista

 O baiano Márcio Meireles responde pela fundação do grupo Avelãz y Avestruz, em 1976, além da criação e direção do espaço cultural A Fábrica, na cidade de São Paulo. Durante a década seguinte assumiu a chefia do núcleo de direção e elenco da TV Educativa da Bahia e esteve na direção do Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), entre os anos de 1987 e 1991.

 Ganhador de vários prêmios, dirigiu o espetáculo “Zumbi”, em Londres, com o Black Theatre Co-op – como parte do Lift (London International Theatre of London) –, e co-dirigiu “O Sonho de Uma Noite de Verão”, com Werner Herzog. Participou da direção de vários shows de música, premiações entre outras cerimônias.

 Ao lado de Chica Carelli criou o Bando de Teatro Olodum, em 1990, grupo que Meireles dirige até hoje e para os quais desenvolveu espetáculos como os da “Trilogia do Pelô” (1991/94), “Cabaré da Rrrrraça” (1997) e “Bença (2010)”.

 O projeto recebe o apoio cultural da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) – ligada à prefeitura de Rio Branco – e do governo do Acre, por meio das secretarias de Comunicação (Secom) e de Educação e Esporte (SEE) e das fundações Aldeia de Comunicação (Fundac) e Elias Mansour (FEM), com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a parceria do Instituto Federal do Acre (Ifac).

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.