Menu

Diretor de teatro Márcio Meireles ministra oficina na Usina de Arte

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (7)Por meio da 16ª edição do Festival do Teatro Brasileiro (FTB), o diretor teatral Márcio Meireles ministra a oficina “Dialogando com o Sr. Bill”, no período de 19 ao dia 24 deste mês, na Usina de Arte João Donato. Dedicada aos colegas de profissão, o pré-requisito é que os candidatos já tenham apreciado “Hamlet” e “MacBeth”, de William Shakespeare, com as traduções de Bárbara Heliodora e Millôr Fernandes, respectivamente.


 O estudo do texto será realizado a partir de uma análise da realidade da região, com base conceitual apoiada no tempo em que vivemos e na cultura acreana. Após anos de contato com o legado “shakespeariano”, Meireles elaborou uma sistemática para abordar temas do mundo atual e das obras do dramaturgo inglês, apresentando uma relação com a produção de outros diretores.

Publicidade

 Os candidatos devem manifestar interesse pela vaga exclusivamente pelo www.usinadeolhares.wordpress.com. O endereço também reúne a oferta de inscrições para os cursos de iluminação, dança e construção de instrumentos de percussão recicláveis que serão executados em Cruzeiro do Sul e na capital. Depois da etapa de qualificação educacional e profissional, o FTB apresentará uma série de espetáculos da cena baiana de teatro no fim do mês.


 Diretor teatral, cenógrafo e figurinista


 O baiano Márcio Meireles responde pela fundação do grupo Avelãz y Avestruz, em 1976, além da criação e direção do espaço cultural A Fábrica, na cidade de São Paulo. Durante a década seguinte assumiu a chefia do núcleo de direção e elenco da TV Educativa da Bahia e esteve na direção do Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), entre os anos de 1987 e 1991.


 Ganhador de vários prêmios, dirigiu o espetáculo “Zumbi”, em Londres, com o Black Theatre Co-op – como parte do Lift (London International Theatre of London) –, e co-dirigiu “O Sonho de Uma Noite de Verão”, com Werner Herzog. Participou da direção de vários shows de música, premiações entre outras cerimônias.


 Ao lado de Chica Carelli criou o Bando de Teatro Olodum, em 1990, grupo que Meireles dirige até hoje e para os quais desenvolveu espetáculos como os da “Trilogia do Pelô” (1991/94), “Cabaré da Rrrrraça” (1997) e “Bença (2010)”.


 O projeto recebe o apoio cultural da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) – ligada à prefeitura de Rio Branco – e do governo do Acre, por meio das secretarias de Comunicação (Secom) e de Educação e Esporte (SEE) e das fundações Aldeia de Comunicação (Fundac) e Elias Mansour (FEM), com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a parceria do Instituto Federal do Acre (Ifac).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido