Categories: Destaque Notícias

Empresários pedem calma à população e garantem itens de primeira necessidade

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

O pânico tomou conta da população desde a última terça-feira (24) com a falta de combustíveis nos postos de Rio Branco. Temendo o mesmo estresse no setor de alimentos – que apresentou falta de alguns produtos nas prateleiras dos maiores supermercados e até na mercearia dos bairros periféricos – empresários do setor convocaram a imprensa para uma entrevista coletiva, na manhã desta quarta-feira, na sede da Associação Comercial do Acre, pedindo calma à população.


“Não escondemos a crise, ela é real, mas não existem motivos para correria em supermercados e qualquer setor alimentício para estoque de alimentos. Faltam produtos mais sofisticados, mas os itens de primeira necessidade estão garantidos”, disse George Pinheiro, vice-presidente da Associação Comercial do Acre.


Ainda segundo George Pinheiro, medicamentos e oxigênio também estão garantidos pelo esforço do governo federal e do governo estadual no transporte feito através de aviões da FAB.


O vice-presidente da ACISA esclareceu que os produtos perecíveis transportados de avião para os supermercados estão sendo subsidiados pelo governo federal e estadual. “Vai existir acréscimo apenas nos produtos que não for possível o governo subsidiar”, acrescentou Pinheiro.



Outra boa notícia informada pelos empresários é a chegada de 28 toneladas de trigo pela rota oceânica. José Luiz, representante da indústria de panificação falou da diminuição de custos e da garantia do pãozinho na mesa dos acreanos. “Antes esse produto vinha de Rio Grande do Sul, uma distância de 4.000 km. Com a nova rota essa distância é de 1.700 km. Não vai falta pão”, acrescentou Luiz.


Carretas de transportadoras legalizadas pelo Ministério dos Transportes já estão autorizadas a transitar pelo prazo de 90 dias pelas rodovias peruanas. O serviço alfandegário também foi reforçado no Posto de Fiscalização na fronteira. É pela Transoceânica que o governo pretende suprir a falta de cimento, uva e outros produtos.


O empresário Aden Araújo explicou que a interrupção de abastecimento de produtos como o Leite Longa Vida se dá por causa dos caminhões que estão em Porto Velho aguardando o embarque na balsa.


PREVISÃO É DE MAIS CHUVAS – Com relação a previsão de mais chuvas e da permanência de cheia do Rio Madeira pelos próximos 15 dias, a ACISA informou que o setor continua vigilante e que o transporte de produtos que não era feito há cerca de 40 anos, através de balsas na rota Manaus/Porto Velho/Rio Branco, voltou a ser alternativo e vai garantir o abastecimento.


“Nesses primeiros dias tivemos vários entraves até alfandegários, mas vencemos essa etapa e a tendência é a normalização no abastecimento. A colaboração da imprensa e da população será fundamental para esse controle”, concluiu Pinheiro.


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

David Corenswet surge uniformizado em primeira imagem oficial de Superman

A espera acabou! James Gunn (Guardiões da Galáxia: Volume 3) divulgou, nesta segunda-feira (6), a…

06/05/2024

Dólar fecha cotado a R$ 5,074 a espera do Copom; Bolsa fica estável

O dólar e a bolsa fecharam a primeira sessão da semana praticamente estáveis. A moeda…

06/05/2024

MC Daniel surpreende ao dizer que vai deixar as redes sociais

MC Daniel deixou os seguidores preocupados, nesta segunda-feira, 6 de maio, ao contar que vai…

06/05/2024

Motorista do Porsche se entrega à polícia em São Paulo

O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, 24 anos, que dirigia o Porsche no acidente…

06/05/2024

Além de bombeiros e doações, Acre envia cães farejadores ao Rio Grande do Sul

Legenda: Binômio é o termo utilizado para identificar cada bombeiro militar cinotécnico condutor e seu…

06/05/2024

Boninho se preocupa com falta de inscrições para o ‘BBB 25’: ‘Devagar’

O diretor do "Big Brother Brasil", Boninho, se mostrou bem preocupado com as inscrições para…

06/05/2024