Menu

Acisa pede parcelamento do ICMS e trégua no registro de títulos e protestos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente da Associação Comercial do Acre (ACISA), Jurilande Aragão, pediu no final da manhã de hoje (12) o parcelamento do ICMS dos comerciantes que sofrem com a situação de cheia do Rio Acre e o Rio Madeira (RO). Ele justifica que não há previsibilidade do tempo que vai durar a situação de emergência e reconheceu certo atraso na chegada de mercadorias.

“O empresário recebe a conta antes de receber a mercadoria, a situação é muito delicada para o setor comercial se fazendo necessária a sensibilidade das autoridades fiscais do Estado”, disse Aragão.

Anúncio

A medida foi sugerida durante uma reunião da diretoria da ACISA. A instituição quer o aumento do parcelamento do ICMS para até seis parcelas. Outra estudo encaminhado pelo órgão é uma trégua no registro de títulos e protestos dos empresários e comerciantes, enquanto permanecer a situação de emergência.

“Como instituição estamos fazendo a nossa parte e lutando pelos interesses de um dos setores mais importantes da economia. Neste momento a união é primordial para atravessarmos esta crise”, acrescentou Jurilande.

O principal fato gerador para a incidência do ICMS é a circulação de mercadorias, mesmo que se tenha iniciado no exterior. Com relação à vinda de mercadorias do Peru, Jurilande afirmou que existe um esforço muito grande para a chegada dos produtos.

O PROTESTO – é um ato formal que se destina a comprovar a inadimplência de uma determinada pessoa, física ou jurídica, quando esta for devedora de um título de crédito ou de outro documento de dívida sujeito ao protesto. O protesto, basicamente, se destina a duas finalidades: a primeira é de provar publicamente o atraso do devedor; a segunda função do protesto é resguardar o direito de crédito.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.